Garantir os 3 pontos para depois gerir em qualidade!
Foi um Benfica pragmático, com um plano bem delineado e que soube cumprir, que venceu o Tondela, no Estádio da Luz, por 3-0, em jogo da 3.ª jornada da Liga Betclic . Trabalhar, e muito, para garantir o triunfo, para depois, então, controlar com mestria. Vitória justa de um coletivo que soube sempre dar ao jogo o que ele pedia...
Foi no intervalo do decisivo play-off de acesso à fase de liga da Champions que o Benfica regressou ao Estádio da Luz para a disputa do primeiro desafio da Liga Betclic, versão 2025/26, em casa, perante a Família Benfiquista. E que fulcral foi! Apoio vibrante e fantástico das bancadas, com 61 229 adeptos, foco e concentração total no Tondela e, depois, sim, mira apontada à Europa!
Até ao apito inicial, 5 jogos, 5 clean sheets, uma Supertaça erguida e resultados importantes, sem que a equipa comandada por Bruno Lage conhecesse o amargo sabor da derrota... um registo que se deseja prolongar, e que assim se manteve até ao derradeiro apito desta noite! E vão 6!
Frente à equipa campeã da Liga 2 em 2024/25, que na última ronda foi derrotada pelo Famalicão, os encarnados entraram em campo com Samuel Soares, Dedic, Tomás Araújo, Otamendi, Obrador – estreia oficial! –, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes, Schjelderup, Ivanovic e Pavlidis no onze inicial... 5 alterações face ao duelo em Istambul (0-0, frente ao Fenerbahçe). Com a lição bem estudada e um plano perfeitamente delineado, o Benfica entrou fortíssimo. Face às apenas 72 horas de descanso entre jogos (e o próximo já na quarta-feira!) e a uma viagem pesada da Turquia para a capital lusa, era imperativo garantir cedo os 3 pontos para, depois, gerir e controlar. E assim foi!
Minuto 1, e Ivanovic, servido por Dedic, disparou forte para a primeira grande oportunidade da noite, valendo a defesa de Bernardo Fontes... a primeira de muitas, diga-se.
O Tondela reagiu prontamente, João Afonso cabeceou ao lado, mas o primeiro quarto de hora foi todo vermelho e branco. Pavlidis esteve em destaque neste período e, aos 12', em duas situações, esteve pertíssimo de marcar. Primeiro, após assistência de Dedic, rematou forte para defesa por instinto do guardião da formação beirã; no canto consequente, os mesmos protagonistas, com o avançado helénico a cabecear forte para nova defesa de recurso. A conseguirem manter as redes invioláveis, os homens orientados por Ivo Vieira acreditaram, soltaram-se, e foi então altura de o Benfica vestir o fato-macaco. Tondela mais perigoso nesta fase, a colocar em serviço o sector mais recuado dos encarnados. Blocos unidos, consistentes, entreajuda e solidariedade coletiva... com o golo a chegar aos 31'.
Grande investida de Dedic, a deixar dois adversários para trás, passe açucarado para Ivanovic, com o avançado a dizer "presente" e a rematar cruzado e rasteiro para o 1-0. Golo justo e a chegar num momento importante.
Confiantes, os encarnados carregaram com tudo. Richard Ríos (37'), do "meio da rua", tirou as medidas à baliza; Pavlidis (38' e 40'), em posição privilegiada, primeiro, atirou ao lado, depois, ofereceu mais uma grande defesa a Bernardo Fontes. O 2-0 há muito se justificava e não tardou (42')! Combinação entre Pavlidis e Schelderup, o esférico chega a Aurnes... e depois é um golo cantado e de levantar as bancadas. O médio norueguês olhou o fundo das redes, acreditou e com um remate indefensável levou a Luz ao rubro.
Estava feito o resultado com que se atingiu o intervalo... e a 2.ª metade chegaria com uma nova roupagem mental e emocional. Não houve alterações no onze encarnado, mas houve alterações na forma de encarar o desafio e nos processos adjacentes.
Benfica a gerir, perante um Tondela a querer mostrar algo mais. Aos 52', a formação beirã ainda acreditou, mas, depois de assinalar grande penalidade, bem alertado pelo VAR, o árbitro reverteu a decisão inicial e apontou para a respetiva falta de Obrador, mas fora da área. Aos 56', foi da cabeça do capitão que veio o perigo! Obrador cruzou, Otamendi cabeceou como mandam as regras, de cima para baixo, mas Tiago Manso impediu que o esférico levasse a trajetória desejada.
Com os minutos a correrem, e o natural desgaste a fazer-se sentir, aos 68' Bruno Lage lançou Prestianni, Aktürkoğlu e Dahl, para os lugares de Dedic (considerado o Man of the Match), Schjelderup e Obrador, respetivamente.
As águias continuaram a gerir em qualidade, com o desafio a cair ao nível da intensidade e também no que às oportunidades diz respeito. Aos 79', nova mexida no xadrez, com Barreiro a entrar para o lugar de Ivanovic; aos 83' a última substituição do lado dos da casa, desta feita com Barrenechea a dar lugar a Florentino.
As emoções regressaram à Catedral já perto do final... Aos 89', Pavlidis, que tanto procurou o golo, insistiu no coração da área, picou a bola para o que seria um magistral chapéu, mas Tiago Manso disse "não" e desviou para a trave.
No último dos 6' de compensação dados, festejou-se o 3-0. Jogada simples, passe e corte, Prestianni e Aursnes a combinarem, com o argentino, à segunda, a rematar de trivela para o fundo das redes. Ainda se festejava e ouviu-se o apito final! Mais 3 pontos conquistados, 6 jogos sem sofrer golos, e o plano delineado a ser cumprido com pragmatismo e inteligência, com as águias, solidárias e assertivas, a saberem dar ao jogo, momento a momento, fase a fase, aquilo que ele pedia.
O Benfica torna a entrar em campo para as contas da Betclic no próximo domingo, 31 de agosto, no reduto do FC Alverca. Esta partida, da 4.ª ronda da competição, está marcada para as 18h00. Antes, já na próxima quarta-feira (27 de agosto), noite de grandes decisões europeias, com as águias a receberem o Fenerbahçe, em duelo da 2.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões. O apito inicial será dado às 20h00, e o Inferno da Luz está convocado!
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita