"Fazer tudo por tudo para vencer e seguir em frente"
No lançamento do Fenerbahçe-Benfica desta quarta-feira, 20 de agosto, da 1.ª mão do play-off de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões , Bruno Lage expressou a ambição de ver a equipa prosseguir o trabalho que tem desenvolvido para dar um passo importante rumo ao objetivo.
Em declarações à BTV e à Sport TV, antes de uma conferência de imprensa dominada pelo reencontro com José Mourinho, o treinador das águias falou de uma eliminatória entre duas equipas que querem "seguir em frente na prova", vincando que o objetivo para o duelo de Istambul passa por fazer um grande jogo e levar a decisão para o Inferno da Luz.
"Espero um jogo muito competitivo, com duas boas equipas. Olhando para os plantéis de ambas, há competência e capacidade para entrar diretamente na Liga dos Campeões. Do outro lado vai estar um treinador que, além de ser português e setubalense, tem um currículo invejável, mas, amanhã [quarta-feira], isso fica tudo de parte. O que temos de fazer é olhar para aquilo que controlamos, que é fazer um grande jogo. Será um jogo muito importante para nós, mas não é decisivo e queremos que a decisão seja feita no nosso Estádio da Luz, com o apoio dos nossos adeptos", afirmou.
Bruno Lage também comentou o regresso de Tomas Araújo aos relvados, pela equipa B, revelando ter sido "muito positivo" ver o defesa realizar 45 minutos de "grande qualidade".
"O Tomás [Araújo] tem feito o trabalho dele, tem recuperado e já fez 45 minutos, com a qualidade que nós sabemos, com a equipa B. Ficou em Portugal para continuar a sua recuperação. Vamos ver como vai evoluir. São questões analisadas dia a dia, mas o positivo para nós foi verificar que fez 45 minutos de grande qualidade", disse.
Como está a confiança da equipa tendo em conta o melhor arranque [de temporada] de sempre, com 4 jogos, 4 vitórias e 0 golos sofridos? Como é que sente a equipa para este jogo?A equipa tem a mentalidade de continuar o trabalho que temos vindo a realizar até ao momento, talvez com a pré-época mais curta da história do Benfica. Por isso, mérito total dos jogadores, mas também sabemos que, neste momento, não temos de olhar para trás, temos de olhar para a frente. Grande mérito dos jogadores pelo sacrifício que fizeram de praticamente não terem férias, fazer a pré-época em jogos oficiais, jogadores a chegar e a entrar imediatamente na competição. Estou satisfeito com a prestação de toda a gente, mas ainda sinto que temos muito para dar. Neste momento, o mais importante é darmos continuidade ao nosso trabalho.
Foi dizendo, nas várias conferências de Imprensa, que falava do José [Mourinho], o melhor do mundo, aqui em Istambul, depois de ele ter dito que, se calhar, o Benfica não tinha ficado muito contente por ter calhado o Fenerbahçe em vez do Feyenoord. Pode falar hoje dessas declarações?
Eu considero o míster Mourinho o melhor treinador de Setúbal e de arredores, e de muitos arredores. Isso é algo que é interessante para o jogo de amanhã [quarta-feira], nós sermos da mesma cidade, e conhecê-lo ao longo dos anos. Por isso, aquilo que importa neste momento referir é que não é o jogo do Bruno contra o José Mourinho, é, sim, o jogo do Benfica contra o Fenerbahçe. Eventualmente, quer do lado dele quer do nosso lado, se calhar, poderíamos pensar num encontro numa fase mais adiantada da competição do que propriamente neste momento. Mas, independentemente do respeito e da admiração que tenho por ele, amanhã [quarta-feira] o que está na minha mente é fazer o melhor da minha competência para ajudar o Benfica a fazer um bom resultado, a levar a eliminatória para o Estádio da Luz, e garantir o acesso do Benfica à Liga dos Campeões.
"O que está na minha mente é fazer o melhor da minha competência para ajudar o Benfica a fazer um bom resultado, a levar a eliminatória para o Estádio da Luz, e garantir o acesso à Liga dos Campeões"Bruno Lage
Aktürkoğlu pode ser decisivo amanhã [quarta-feira] no jogo com o Fenerbahçe?
Sobre isso não vou responder, porque ainda não disse a equipa aos jogadores, mas, como vocês sabem, tem sido um jogador muito importante para nós, quer o registo que tem da época passada assim como a forma como iniciou esta temporada.
Já falou nessa questão de Setúbal, dois treinadores de Setúbal no play-off da Liga dos Campeões. Para si, qual é a maior semelhança e a maior diferença entre vocês os dois?
Em jeito de brincadeira quase recordo o que aconteceu há 20 anos: enquanto ele vencia a Taça UEFA, eu subia de divisão, com o míster José Rocha, do Vendas Novas, à 2.ª divisão. Quando em 2004 ele ganhou a Liga dos Campeões, eu ganhei o meu primeiro título ao serviço do Benfica. Como setubalense, acredito que todos nós vivemos uma época de grande orgulho por aquilo que ele fez no futebol nacional e internacional, mas é como lhe digo: pese toda a admiração que eu tenho por ele, a amizade que o meu pai tem por ele, o que está na nossa cabeça é, amanhã [quarta-feira], ajudar o Benfica a vencer e seguir em frente na prova.
E nesse desafio setubalense, já agora mantendo o ritmo, se fosse, de repente, o primeiro treinador do Benfica a conseguir uma vitória na Turquia, à frente do homem dos recordes habituais?
Fui eu que puxei Setúbal para a conversa, mas o mais importante amanhã [quarta-feira] é que vão defrontar-se dois treinadores que... Ele tem amizade por mim, eu tenho enorme consideração e respeito por ele. Na nossa cabeça, na minha e na da equipa técnica, está vencer. Isso é que é o mais importante. Por isso, não é o Bruno que vai vencer o treinador adversário, é, sim, o Benfica que vai fazer tudo por tudo para vencer e seguir em frente na prova, isso é que é o mais importante. O jogo é entre Benfica e Fenerbahçe, a eliminatória é entre Benfica e Fenerbahçe.
"Mais importante, e independentemente da estratégia do adversário, é nós estarmos muito conscientes daquilo que é o nosso trabalho para o jogo"Bruno Lage e José Mourinho conhecem-se bem. Seria surpreendente se cada um conseguisse tirar um coelho da cartola nesta eliminatória, sem que o outro estivesse à espera?
Claro que sim. Por exemplo, na Eusébio Cup foi notório que nem um nem outro perspetivou no tempo que este encontro podia acontecer, e não houve ali grandes pormenores de ordem estratégica ou tática que pudesse trazer para este jogo. Agora, claro, tentamos sempre antecipar o que vem do outro lado. Mas, mais importante, e independentemente da estratégia do adversário, é nós estarmos muito conscientes daquilo que é o nosso trabalho para o jogo de amanhã [quarta-feira].
Recordo as suas palavras no final da conferência na Reboleira, onde admitiu ter dito aos seus jogadores "welcome to the portuguese league". Aqui, José Mourinho, há cerca de uma semana, também disse 'bem-vindos a Kadiköy', disse 'bem-vindos ao inferno aqui do Fenerbahçe'. Como é que tem preparado os jogadores para o ambiente de amanhã [quarta-feira]? Tem contado, por exemplo, com a ajuda de Aktürkoğlu, que conhece bem esta casa, onde jogou várias vezes?
Quase me apetece também fazer-lhe uma pergunta: tem ido assistir aos jogos no Estádio da Luz para a Liga dos Campeões? Vai ser um inferno semelhante, e nós estamos habituados e preparados para isso.
No fim do jogo entre Fenerbahçe e Feyenoord, José Mourinho afirmou, já antevendo o duelo com o Benfica, que iria defrontar uma equipa que gastou uma quantidade incrível de dinheiro em reforços. Acredita que é José Mourinho a atirar pressão para cima do Benfica, ou aceita que, de facto, o Benfica investiu mais e tem algum favoritismo nesta eliminatória?
Vocês conhecem o míster José Mourinho melhor do que eu [sorrisos]. Aquilo que eu posso afirmar, porque tenho algum conhecimento do futebol turco, é que, daqueles clubes turcos de topo... não há nenhum clube português que consiga pagar um salário que um clube turco pague.
"Esta é uma eliminatória, na minha opinião, que é 50-50 e é muito importante para nós, assim como é muito importante para o Fenerbahçe "Mourinho, contra o Benfica, jogou 9 vezes, e só por 1 não conseguiu ganhar. Isto vai ser uma pressão para vocês?
Esta eliminatória é muito importante para ambas as equipas, por isso não é o míster Mourinho que está a jogar contra o Benfica, é o Fenerbahçe que está a jogar contra o Benfica. Esta é uma eliminatória, na minha opinião, que é 50-50 e é muito importante para nós, assim como é muito importante para o Fenerbahçe. É muito importante para mim enquanto treinador, e acredito que também seja muito importante para o míster José Mourinho enquanto treinador do Fenerbahçe.
No jogo frente ao Nice, deu alguns minutos a Aktürkoğlu, e parecia uma despedida. Ele vai ficar no Benfica? Dizem que vai jogar no Fenerbahçe no futuro. Pode dar informações sobre isso?
Eu sou apenas o treinador de futebol da equipa. Vocês sabem que há uma proposta, e, até final do mercado, quer o Aktür [Aktürkoğlu], quer outro jogador qualquer pode receber propostas. Por isso, vamos vivendo o momento. Temos consciência é de que temos de continuar a trabalhar para fazer o plantel que desejamos, mas o nosso foco e o foco do Aktür, e não tenham dúvidas nisso, é de ajudar a equipa do Benfica no jogo de amanhã [quarta-feira].
Os adeptos do Fenerbahçe, no último jogo com o Feyenoord, deram um grande apoio. Após ver isso, sente que jogar o primeiro jogo em Istambul é uma vantagem, ou uma desvantagem para vocês?
Contrariamente ao Benfica, o Fenerbahçe vem de um resultado menos positivo, e acredito que amanhã [quarta-feira] os adeptos possam querer ajudar a equipa a regressar às vitórias. Mas nós temos a experiência suficiente, somos uma equipa que joga muito bem fora, estamos habituados a estes jogos, acabaram de ver um jovem [António Silva] que já fez 150 jogos ao serviço do Benfica. Estamos prontos para o jogo.
"Tem ido assistir aos jogos no Estádio da Luz para a Liga dos Campeões? Vai ser um inferno semelhante, e nós estamos habituados e preparados para isso "Disse que não queria dar informação sobre Kerem Aktürkoğlu e o seu mercado. Agora quero perguntar-lhe sobre a sua decisão no último jogo [da Champions League]. Deu 5 minutos a Kerem Aktürkoğlu no jogo com o Nice. Isso foi uma decisão desportiva, ou foi uma decisão para que ele não jogasse pelo Fenerbahçe nesta eliminatória?
Foi uma decisão desportiva. Eu tenho de avaliar o momento de cada jogador, temos um plantel vasto, o jogador que jogou na posição dele, o Andreas Schjelderup, tem estado muito bem. O Prestianni também, quando tem entrado, tem ajudado a equipa. Cabe a mim, a todo momento, decidir o que é melhor para a equipa, quer a jogar, quer a entrar. O que eu tenho para lhe dizer, e repito, é: o Aktür terminou uma época longa, começou esta época muito bem preparado, feliz em Portugal, mudou o número... Nós e todos os colegas brincamos com ele, que ele é o nosso número 7. Começou a época muito bem, com golos, ajudou-nos a vencer a Supertaça, temos neste momento um bom registo, mas o que é importante quer para o Aktür, quer para todos os jogadores, quer para a equipa técnica, é o que podemos fazer amanhã [quarta-feira]. Estamos satisfeitos com aquilo que estamos a fazer, mas sabemos que ainda estamos em agosto e que temos um longo percurso na temporada para chegarmos àquilo que achamos que a equipa pode render.
Kökcü e Aktürkoğlu, dois turcos importantes com passado no Benfica. Existe algum jogador turco de que goste na liga turca? Queríamos saber se tem interesse em algum jogador turco.
Gosto do Aktür [Aktürkoğlu] e gosto do Kökcü, fizeram duas grandes épocas comigo, talvez a melhor época de cada um, sob a minha liderança.
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita