Desafio superado entre a magia e o realismo
Objetivo cumprido! Com os três pontos conquistados na noite desta quarta-feira, 2 de abril, na receção ao Farense (3-2), da 27.ª jornada, o Benfica recuperou o seu lugar no topo da tabela da Liga Betclic. Com um bis e uma assistência, Aktürkoğlu agitou a varinha mágica no Estádio da Luz e foi eleito o Man of the Match.
Comparativamente ao jogo de acerto de calendário da 24.ª jornada, diante do Gil Vicente, Bruno Lage apresentou um onze com cinco alterações: Dahl, Renato Sanches, Di María, Aktürkoğlu e Pavlidis renderam Tomás Araújo, Florentino, Amdouni, Bruma e Belotti.
E, logo aos 3', o primeiro momento de frisson nas bancadas do Estádio da Luz. Dahl arrancou pelo lado direito, desembaraçou-se de dois adversários e cruzou para um corte imperfeito de Artur Jorge. A bola ainda ficou solta na área, mas Ricardo Velho antecipou-se a Pavlidis e afastou-a para longe.
O Benfica apertava desde cedo o Farense, mas o 1-0 acabou por surgir num lance de ataque rápido. Di María recebeu a bola de Pavlidis e abriu na direita para Aursnes. Este, a partir do corredor, endossou para Aktürkoğlu, que, ao segundo poste, encostou com sucesso. Marcador inaugurado aos 7' a coroar uma grande entrada das águias em jogo.
A toada do encontro não se alterou, com os encarnados a pressionarem alto e a manterem a bola longe da sua área. Aos 18', Kökcü rematou ao lado de zona frontal, e, aos 20', o público vibrou com uma grande jogada coletiva do Benfica. No corredor central, Renato Sanches encontrou Aursnes, que fez a receção orientada e soltou para Di María. O camisola 11 desmarcou Dahl, que procurou a linha de fundo pelo lado direito e cruzou para uma finalização de Pavlidis – ao lado do alvo. Aos 22', um pontapé de canto favorável ao Farense, na sequência de uma defesa atenta de Trubin, culminou no... 2-0. Após amarrar o cruzamento de Rony Lopes, o guarda-redes do Benfica fez um passe de excelência a desmarcar Aktürkoğlu. Este, no lado esquerdo, cruzou para a área, onde Pavlidis rodou, tirou Artur Jorge do caminho e marcou o seu 11.º golo na Liga Betclic, já aos 23'.
Recorrendo ao jogo direto para Tomané, o Farense cresceu no encontro, após o 2-0. Aos 30', o avançado segurou bem a bola e desmarcou Miguel Menino, que esbarrou numa enorme mancha de Trubin. Este voltou a estar em bom plano aos 42', afastando pela linha de fundo um disparo forte de Miguel Menino. Contudo, no consequente pontapé de canto, aos 43', os algarvios reduziram para 2-1. Cláudio Falcão cabeceou à trave e, na recarga, Tomás Ribeiro encostou para as redes, recolocando os algarvios na discussão do marcador à beira do término da 1.ª parte.
No regresso de um intervalo marcado pelas homenagens às tetracampeãs nacionais de andebol feminino e às equipas de voleibol masculino e futsal feminino, que conquistaram, recentemente, as respetivas Taças de Portugal, o Benfica voltou a instalar-se no meio-campo adversário, procurando jogar com rapidez para furar a muralha defensiva algarvia, e com Barreiro em campo no lugar de Renato Sanches. A pressão rendeu os seus frutos aos 54', quando Aktürkoğlu voltou a dar a melhor sequência a uma grande jogada das águias. Em zona frontal, Aursnes descobriu Pavlidis no segundo poste, e o avançado, altruísta, assistiu o camisola 17 encarnado, que encostou de pé esquerdo para o 3-1. Na época de estreia no Clube, Aktürkoğlu passou, assim, a contabilizar 9 golos na Liga Betclic (14 em todas as competições), isolando-se como o 2.º melhor marcador das águias na prova.
Insistindo pelo lado esquerdo, com Rony Lopes e Derick Poloni, o Farense esboçou uma nova reação. E foram, precisamente, esses dois intervenientes que construíram o 3-2, aos 64'. Rony Lopes furou pelo corredor central e solicitou a desmarcação de Derick Poloni no lado esquerdo. O lateral devolveu a bola ao atacante, que, de primeira, reduziu a desvantagem. Aos 71', o Benfica voltou a criar perigo, com Ricardo Velho a sacudir um livre marcado por Di María. Na sequência, António Silva foi pisado no pé esquerdo por Pastor, no interior da grande área dos algarvios. O árbitro e o VAR nada sinalizaram, e o jogo prosseguiu.
Já após as entradas de Schjelderup e Belotti para os lugares de Di María e Pavlidis, António Silva voltou a estar em destaque, desta feita a dar o corpo à bola para desviar um remate perigoso de Rui Costa, aos 76'. Na jogada seguinte, Derick Poloni cruzou para o primeiro poste e Tomané, de cabeça, obrigou Trubin a uma grande intervenção. Nos derradeiros minutos do encontro, o Benfica cerrou fileiras e entregou-se à luta com vista ao controlo da partida contra um adversário que arriscou tudo à procura de levar pontos para o Algarve. Aos 88', Bruno Lage ainda refrescou a equipa, com a troca de Aktürkoğlu por Amdouni, e o Benfica conseguiu segurar a bola mais longe da sua área.
Até ao apito final do árbitro, não existiu mais nenhum lance de perigo junto das suas balizas, e a fatia maioritária dos 51 790 espectadores que estiveram no Estádio da Luz festejou a conquista de mais 3 pontos na luta pelo 39. Consumada a 8.ª vitória consecutiva na Liga Betclic o Benfica encara o seu próximo desafio na competição: o clássico frente ao FC Porto, da 28.ª jornada. O desafio do Estádio do Dragão será disputado a partir das 20h30 do próximo domingo, 6 de abril.
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita