E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  

Camisola Principal Benfica 24/25

21 março 2025 Edição N.º 4221

tag foto 1

Basquetebol

Seguidores

E Pluribus Unum 1904
SLB
FeederMatrix
EUSÉBIO
COLUNA
Benfica Glorioso
Desenvolvido por365Scores.com
compartilhar em facebook compartir en twitter compartilhar em pinterest compartilhar em likedin

Otamendi, Carreras e outros nomes: os premiados nos Galardões Cosme Damião


 Os principais Galardões Cosme Damião

Revelação futebol feminino: Lara Martins
Revelação futebol masculino: Álvaro Carreras
Revelação modalidades: Zé Miranda
Atleta de alta competição: Ana Catarina

Casa Benfica: Reguengos de Monsaraz
Modalidade: futsal feminino
Mérito e dedicação: Shéu Han
Treinador do ano: Norberto Alves (treinador da equipa masculina de basquetebol
Futebolista feminina: Lúcia Alves

Futebolista masculino: Otamendi
Carreira: António Simões
Homenagem: Adolfo Calisto
Formação: equipas sub-15, sub-16 e sub-17 de futebol

Nicolás Otamendi e Norberto Alves venceram os prémios Cosme Damião de futebolista e treinador de 2024, nas comemorações dos 121 anos do Benfica, com Carreras e Lúcia Alves a destacarem-se nas categorias de revelação e melhor jogadora.

A  cerimónia decorreu na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, onde o presidente dos encarnados, Rui Costa, foi o primeiro a subir ao palco para se dirigir aos presentes na sala, enaltecendo um “ano que ficará marcado por dois feitos históricos”.

"Este ano ficará marcado por dois feitos históricos, sobretudo tendo em consideração a dimensão do nosso país: atingimos a extraordinária marca dos 400 mil sócios e tornámo-nos no clube com mais associados do mundo. O ano ficará igualmente marcado pela aprovação dos novos estatutos do clube. Um marco fundamental na nossa história", expressou.

Contudo, o líder máximo das ‘águias’ admitiu que ficou “a mágoa” da não conquista do “tão almejado 39”, mas, por outro lado, destacou os 52 títulos coletivos conquistados “nos últimos 12 meses em seniores masculinos e femininos, no futebol e nas mais diversas modalidades”.

No total, foram a votos 34 nomeados, distribuídos por oito categorias: revelação futebol masculino, revelação futebol feminino, revelação modalidades, modalidade, atleta de alta competição, treinador, futebolista masculino e futebolista feminina.

A cumprir a quinta época de ‘águia ao peito’, o experiente central argentino Otamendi, de 37 anos, recolheu mais votos dos que os companheiros de equipa Aursnes, Florentino, Kökçü, Di María e Pavlidis.

“Agradecer pelo prémio ao presidente, equipa técnica, staff, trabalhadores do Benfica, aos meus companheiros, porque sem eles não teria recebido o prémio de melhor jogador do ano. Agradecer sempre aos adeptos, a quem vota. Quero partilhar com vocês, é um orgulho enorme. Estarei sempre agradecido e darei sempre o melhor pelo clube”, manifestou o capitão dos ‘encarnados’, através de um vídeo, uma vez que se encontra ao serviço da seleção sul-americana.

O vencedor de um dos prémios mais aguardados da noite, o de treinador do ano, foi Norberto Alves, do basquetebol masculino, face a Alexandre Pinto (futsal feminino) e Filipa Patão (futebol feminino).

No futebol feminino, foi distinguida Lúcia Alves, em detrimento de Anna Gasper, Carole Costa, Ucheibe, Cristina Prieto, Lena Pauels, enquanto Lara Martins superou Joana Silva na corrida à categoria de revelação.

O  lateral espanhol Álvaro Carreras foi o mais votado no duelo com o central Tomás Araújo, no que à revelação do futebol masculino disse respeito, mostrando-se orgulhoso “por vestir o manto sagrado”: "É uma honra e um privilégio receber este prémio neste grande clube. É um grande orgulho vestir o manto sagrado deste clube. Rumo ao 39, força Benfica".

Na categoria revelação modalidades, o vencedor foi o hoquista Zé Miranda, à frente de Alice Clemente (voleibol), Eduardo Francisco (basquetebol) e Kutchy (futsal), ao passo que na modalidade do ano o reconhecimento foi para o futsal feminino, contra as equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins feminino e basquetebol e voleibol masculino.

A guarda-redes de futsal Ana Catarina, que não esteve presente na gala por estar ao serviço da seleção, foi a mais votada para vencer o galardão de atleta de alta competição, face à concorrência de Isaac Nader (atletismo), Ivo Casas (voleibol) João Ribeiro e Messias Baptista (canoagem) e Lucas Ordoñez (hóquei em patins).

O ‘magriço’ António Simões recebeu o prémio carreira, com que encerrou a gala ‘encarnada’.

"Estou extremamente sensibilizado e, mesmo tocado, quero agradecer na figura do Rui [Costa] terem-se lembrado de mim. Não pertenço aos falsos modestos, eu gosto que me reconheçam, gosto que me cumprimentem, tenho de perceber que sou conhecido por esse mundo fora. Mas a minha dimensão só chegou a ser grande por causa do nosso grande clube”, rematou o antigo futebolista, que recebeu o troféu das mais do antigo companheiro de equipa José Augusto.

Antes, já o antigo futebolista e dirigente Shéu Han tinha sido distinguido pelo mérito e dedicação ao emblema das ‘águias’.

Comentários

+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect

Partilhar este post

Mais lidas

"Foram 21 anos a defender o Benfica no meu máximo", escreve Luisão

Divisão de pontos numa manhã sem golos

Benfica volta a vencer o Sporting e está nas meias da Taça de Portugal feminina

Leandro e João Rego em ação pelos Sub-20