Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Reconquista!


 

Taça de Portugal
Final
RESULTADO FINAL
INT: 35-26
Benfica61
GDESSA42
1.º Q2.º Q3.º Q4.º Q
17-1435-2647-3661-42

A equipa feminina de basquetebol do Benfica conquistou a Taça de Portugal, após ter vencido o GDESSA, por 61-42, neste domingo, 24 de março, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas. É a 3.ª vez que as águias erguem o troféu, algo que tinham feito na temporada 2021/22.

EM ATUALIZAÇÃO

Só aos 3' o Benfica conseguiu os primeiros pontos no encontro, por Isabela Quevedo, e daí em diante, no 1.º quarto, foram as comandadas de Eugénio Rodrigues a liderar as operaçõesdominando na luta nas tabelas. Isso mesmo ficou expresso nos 14 ressaltos contra 6 do GDESSA neste período da partida.

A um minuto e meio do final do parcial, o GDESSA conseguiu passar para a frente do marcador, com um triplo de Milica Ivanovic, porém, Keilanei Cooper respondeu na mesma moeda e colocou o resultado em 16-14.

Equipa feminina de basquetebol do Benfica

Aliás, os lançamentos para lá da linha de três pontos foram a arma preferencial da formação do Barreiro, que, em 10 minutos, efetuou oito tentativas, tendo sucesso em duas (25%). Já o Benfica apresentou uma eficácia de 50%, acertando um triplo nas duas vezes que disparou do exterior. No final do 1.º quarto as encarnadas estavam na frente (17-14).

A previsibilidade do jogo do oponente foi explorada pelas encarnadas, que apresentaram maior eficácia nos lançamentos de campo, recorrendo, sobretudo, a várias incursões para o cesto. Tal viu-se com maior frequência no 2.º quarto, o que possibilitou ao Benfica cavar uma diferença de nove pontos ao intervalo (35-26).

domínio nos ressaltos (23 contra 14), a eficácia superior nos lançamentos de três pontos (50% contra 13%) e nos lançamentos de campo (44% contra 28%) estiveram na base da vantagem das águias.

Equipa feminina de basquetebol do Benfica

No início do 3.º quarto o GDESSA apresentou uma estratégia distinta, procurando mais o jogo interior, com recurso à poste, porém, o Benfica manteve a agressividade no momento defensivo, sem descurar o acerto em termos ofensivos. Daí que no final do parcial, eram 11 os pontos a separar as duas formações (47-36).

Naquele que foi o último quarto do encontro, a tentativa do GDESSA em encurtar distâncias no marcador sofreu um forte revés com dois triplos seguidos de Artémis Afonso, colocando as águias com 15 pontos de vantagem a pouco mais de seis minutos do fim do jogo.

Equipa feminina de basquetebol do Benfica

Benfica começou então a procurar esgotar o tempo de ataque e, com naturalidade, segurou a vantagem, vencendo o encontro (61-42) e conquistando assim a 3.ª Taça de Portugal do seu palmarés.

As águias voltam assim a erguer o troféu, reconquistando-o após terem sido finalistas vencidas em 2022/23, frente ao Quinta dos Lombos, e vencedores em 2021/22, precisamente perante o GDESSA. A benfiquista Letícia Soares foi considerada a MVP da final.

Benfica-GDESSA

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "A diferença esteve na concentração competitiva. Fomos uma equipa muito focada no plano defensivo e na estratégia para parar uma grande equipa como o GDESSA, e em não perder a cabeça nos momentos ofensivos menos positivos. Foi aí que esteve o grande segredo. Obrigar esta equipa a marcar menos de 50 pontos é muito meritório. Quero dedicar a vitória a todos os Benfiquistas, porque tivemos momentos menos bons, mas estivemos cá e vamos continuar a estar para que os nossos adeptos se orgulhem desta equipa."

Benfica-GDESSA

Letícia Soares (poste e MVP da final): "Não é um prémio (MVP) apenas meu, mas de todas. Estamos a trabalhar muito e o troféu é merecido para a equipa. Dá-nos ânimo e força para o play-off. Ainda há mais objetivos para conquistar."

Benfica-GDESSA

Marcy Gonçalves (capitã e extrema do Benfica): "O GDESSA tem uma das melhores equipas do Campeonato e estou muito contente com este grupo e processo de trabalho. A equipa mantém-se bem, e temos muito pela frente. Vem aí a parte mais dura, mas estou muito orgulhosa do treinador e dos adeptos. Temos um Campeonato para ganhar e levamos esta Taça para o Museu."

Artémis Afonso (extremo/poste do Benfica): "Agradeço aos adeptos, são muito importantes. Não tivemos um início de época fácil, estamos a trabalhar no processo e demonstrámos a união do grupo. Estamos a demonstrar a nossa real qualidade. Esta vitória é incrível, defrontámos uma equipa forte. Dá-nos mais esperança para o Campeonato Nacional. Fomos muito sólidas na defesa e no ataque conseguimos partilhar a bola. Os ressaltos ofensivos também foram muito importantes."

Sara Iparragirre (base/extremo do Benfica): "Sim, estivemos muito bem defensivamente. Sabíamos que se estivéssemos bem a defender, no ataque faríamos pontos. Começámos a temporada com uma dinâmica má, mas agora estamos no melhor momento. Estou muito contente. Estamos mais confiantes. Houve muitas mudanças, mas aos poucos conseguimos transformar a equipa num bloco compacto."

Equipa feminina de basquetebol do Benfica

Marta Martins (base do Benfica): "Sabíamos da qualidade do GDESSA, mas neste fim de semana e nos últimos meses, temos demonstrado que não interessa qual seja a equipa, mas quem está aqui a lutar pelo Benfica. Sabíamos o que estávamos à procura e estamos muito felizes por isso. Conseguimos aniquilar os pontos fortes do GDESSA e puxar no contra-ataque, sentindo que a defesa estava bem. Esta conquista é muito boa, vamos desfrutar com todos os que nos apoiam. Anda há um Campeonato para ganhar, queremos muito recuperar o que perdemos na época passada."

Raphaella Monteiro (extremo/poste do Benfica): "Foi uma grande prenda. Passei por momentos muito difíceis em Itália e voltar para o Benfica foi voltar para a minha segunda casa. Estou muito feliz. Estávamos muito focadas, tivemos uma defesa muito forte e mantivemos isso durante todo o jogo."

Benfica-GDESSA

Benfica-GDESSA
61-42
Palácio dos Desportos Helena Sentieiro
Cinco inicial do Benfica
Keilanei Cooper, Sara Iparragirre, Isabela Quevedo, Letícia Soares e Raphaella Monteiro
Suplentes
Marta Martins, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Ema Karim, Magda Silva e Carolina Cruz
Cinco inicial do GDESSA
Maianca Umabano, Milica Ivanovic, Márcia Costa Robalo, Krystal Freeman e Magdalena Szajtauer
Suplentes
Joana Lopes, Catarina Neves, Milena Sucacuexe, Emília Ferreira, Marta Junho e Letícia Cruz
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
17-1435-2647-3661-42
Pontuadoras do Benfica
Keilanei Cooper (14), Isabela Quevedo (11), Letícia Soares (11), Artémis Afonso (10), Raphaella Monteiro (8), Marcy Gonçalves (3), Sara Iparragirre (2) e Marta Martins (2)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dérbi frenético conquistado na raça!

"É um orgulho! Vim para ajudar a equipa e fazer o melhor possível"

Final da Taça de Portugal assegurada!

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect