Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Grimaldo: "Obrigado, porque me permitiram viver algo incrível"


 

É uma conversa imperdível! Grimaldo abriu o coração no momento de se despedir do Glorioso, que representou durante sete temporadas e meia. Sentimentos à flor da pele, uma autêntica viagem pelo tempo, um verdadeiro carrossel de pura emoção... "O Benfica nunca sairá de mim", vincou, na hora do adeus, de lágrimas nos olhos.

Os números falam por si e não enganam! São 303 jogos oficiais27 golos marcados e nove títulos erguidos: 4 Campeonatos Nacionais, 3 Supertaças, 1 Taça de Portugal e 1 Taça da Liga. "Sinto-me muito orgulhoso", atirou!

É a história "de uma vida", vivida e construída, com momentos altos e outros menos bons, num Benfica que o viu crescer como homem e jogador. Durante perto de 40 minutos, Grimaldo fala de praticamente tudo... foram sete temporadas e meias! A chegada à Luz, o percurso, as conquistas, os momentos, os amigos, a conquista do 38, o papel do Presidente Rui Costa, a Família Benfiquista, as saudades e o adeus. "Vou ser mais um Benfiquista para toda a vida", afirmou.

Grimaldo

EMOÇÕES FORTES NO ESTÁDIO DA LUZ

"A verdade é que foi um momento muito especial, muito bonito. Os momentos após marcar o golo foram de uma grande emoção, porque passei aqui muitos anos.

Praticamente toda a minha carreira desportiva foi feita aqui e acabou por ser um momento muito emocionante para mim. Vieram-me à memória as recordações de todos estes anos com os meus companheiros, com os adeptos e com o Clube. Estou muito triste por partir. Estávamos a disputar o Campeonato e tentei concentrar-me, apenas, na necessidade de vencer. Não podia desconcentrar-me do jogo e do foco de conquistar o título. Mas, justamente com o meu golo, que valeu o 3-0, o Campeonato estava na mão. Marcar nesse momento foi uma explosão de emoção, sentimentos e vim-me um bocado abaixo. Tentei recompor-me, porque o jogo ainda não tinha acabado, mas não foi fácil. Desde o último penálti que tinha sido assinalado ao Benfica, que até fui eu a marcar, o míster decidiu que os marcadores eram eu e o João Mário e que, no campo, podíamos decidir quem avançava para a cobrança. Quando o penálti foi assinalado, eu e o João Mário falámos alguns segundos e ele disse 'marca tu'. É complicado porque eu não sou uma pessoa que se emociona facilmente e que muito menos chora.

Inclusive, a minha mulher, quando terminou o jogo, estava surpreendida e disse-me 'nunca gostas de te emocionar e nunca choras'. Mas são muitos anos e cerca de 64 mil pessoas, não sei exatamente quantas estavam, a gritarem o teu nome no último jogo. Marcar um golo e saber que depois desse jogo não vais jogar ali no próximo ano não é fácil. São muitas emoções. É uma sensação de alegria pelo golo e por tudo o que se passava, mas também de tristeza porque vou deixar o Clube. Toda a gente já me enviou as imagens várias vezes e vão ficar gravadas na minha memória para sempre. É um momento que vai ficar na minha história. Foi algo incrível."


Grimaldo

ORGULHOSO DO PERCURSO DE ÁGUIA AO PEITO

"Sinto-me muito orgulhoso, porque, quando cheguei era muito novo e não sabia como iam correr as coisas noutro país e numa equipa desta dimensão. Mas, depois, com trabalho, com a confiança dos treinadores e dos adeptos fui crescendo. Nunca imaginei que ia jogar mais de 300 jogos por este clube. É incrível porque entras na história do clube e isso deixa-te orgulhoso."

A MELHOR DESPEDIDA POSSÍVEL

"Desde o momento em que surgiu a possibilidade de sair já sabia que tinha de sair com este título, porque não vencíamos o Campeonato há três anos. Estávamos tristes e tínhamos de mudar a dinâmica para voltar aos títulos e devolver o Clube ao patamar onde tem de estar. Saio da melhor forma, após despedir-me de todos no Marquês de Pombal, como aconteceu."


TÍTULO CONQUISTADO COM TODA A JUSTIÇA

"Penso que vencemos tranquilamente. Fomos muito superiores aos adversários. Observando a tabela classificativa só vemos dois pontos, mas cada jogo e cada exibição foram muito superiores ao que a classificação final demonstra. Somos a melhor equipa e mostrámos isso, tanto marcando golos como não os sofrendo. No final, merecemos este título."

Grimaldo

FESTA APROVEITADA AO MÁXIMO

"Foi muito especial, porque sabia que era a última vez. Tinha de aproveitar ao máximo, ver cada detalhe no Estádio e no Marquês de Pombal. Há dois momentos a destacar. A saída do Estádio da Luz no autocarro foi algo incrível. É algo que tem de ser vivido, porque não se pode explicar. E, depois, na chegada ao Marquês de Pombal, quando vês a quantidade de pessoas que ali estão... É incrível! São duas imagens que ficam gravadas na memória e que nos motivam a lutar para que se repitam. Eu não vou ter essa possibilidade, mas os meus companheiros que viveram esses momentos vão desejar viver tudo isto outra vez com o 39."


DESEJO DE UM DESAFIO DIFERENTE

"Não foi uma decisão fácil e demorou muito tempo. Gosto muito do Presidente, e penso que esse carinho é recíproco. No final, quis ir à procura de algo diferente. Estava cá há sete épocas e meia, estava muito feliz, mas queria outros objetivos e um desafio diferente para a minha carreira. Esse foi o ponto de inflexão e, após conversar com a família, decidi que era a altura de mudar."

Grimaldo

CONVERSA COM O PRESIDENTE RUI COSTA SOBRE A RENOVAÇÃO

"Fui sempre claro com o Presidente. Disse-lhe sempre em que é que estava a pensar, que era uma decisão difícil, mas que estava concentrado no Campeonato. Desde janeiro que já podia assinar com outra equipa na Europa. Estava a esperar para ver se chegávamos a acordo com o Benfica. Também estava a ver se sentia que queria continuar aqui ou ir à procura de outro desafio. Sempre fui claro com o Presidente, disse-lhe que, naquele momento, ia continuar a dar tudo. Não ia assinar por nenhuma outra equipa, continuaria a trabalhar aqui, e no final da época, ou até depois, e quando tomasse uma decisão, lho diria. E assim foi. Acabei por esperar até maio para assinar por outro clube. Tomei essa decisão e comuniquei ao Presidente."


MUITO CARINHO PELO PRESIDENTE DESDE O PRIMEIRO DIA

"Sabia que o Presidente queria contar comigo, e fico com muita pena, pois tenho muito carinho pelo Presidente. Desde o primeiro dia em que aqui cheguei, ele acolheu-me. Foi ele quem falou comigo para vir para cá, foi ele quem tentou que eu viesse. Gosto muito dele. Não, não foi fácil, foi uma decisão difícil, porque são quase oito anos. Não são um ou dois anos. É muito carinho para com o Presidente, para com o Clube, para com toda a gente. Na verdade, foram passando as semanas, os meses, e continuava sem ter uma resposta em relação ao meu futuro. Não sabia o que fazer, tive de tomar uma decisão até ao final da temporada. E foi esta [assinar pelo Bayer Leverkusen]. Transmiti ao Presidente, ao míster. Agradeci-lhes por todos estes anos."


Grimaldo

LIGAÇÃO DE RUI COSTA COM O GRUPO

"É muito próximo de toda a equipa. Os jogadores gostam muito dele. Ama o Clube e demonstra-o todos os dias, estando connosco no balneário. Foi jogador, e nota-se que nos momentos difíceis quer dar-nos esse apoio para estarmos juntos e unidos. Nos momentos felizes... são os momentos de celebrar. Para mim é a figura-chave de toda a mudança que se está a passar no Clube e merece todo o amor de todos."


NOTÍCIA DA SAÍDA

"Isso foi algo que não me agradou. Não sabia que se ia passar assim. Tinha assinado e estava no meu direito, e penso que o podia fazer, mas não entendi como as coisas vieram a público, da forma como aconteceu. Falei com o míster, e disse-lhe que não percebia porque isto tudo tinha acontecido. Percebo que as pessoas se zangassem naquela altura, que se zangassem comigo, mas, quanto a este tema, eu não sabia o que se ia passar. Estava aqui a 100%, desde o primeiro dia do ano. Desde o dia 1 de janeiro que podia assinar por outro clube. Dei tudo por este clube até ao fim, até ao último dia. Apesar de poder acontecer alguma coisa, uma lesão que me deixaria sem contrato na próxima época. Dei a vida pelo Benfica, porque foi assim que o senti.


Também o Clube deu tudo por mim e merecia que eu desse tudo pelo Clube. O míster, desde o primeiro dia que me disse que confiava em mim, que, se eu desse tudo, estaria comigo até ao final. E assim foi. Penso que no fim de contas, entre mim, o Presidente e o míster houve uma relação bonita, apesar da minha saída. Aos adeptos quero dizer que não sabia que estas coisas se iam tornar públicas, e que, apesar disso, todos viram que dei tudo pelo Clube, e que até ao último dia deixei a pele em campo."


Grimaldo

ELOGIOS E CONFIANÇA DE ROGER SCHMIDT

"Comuniquei-lhe a minha decisão, antes de vir a público, e ele sabe que treinei sempre no máximo. Cheguei a ter uma lesão durante o ano, e continuei a jogar, mesmo lesionado, porque [Roger Schmidt] me pediu. E a equipa precisava que eu jogasse. E, também nos últimos jogos, ele sabia que eu ia dar tudo. Transmiti-lhe a minha decisão, fui falar com ele, contei-lhe e disse-lhe que ia estar aqui, que queria ganhar o título, e que, se contasse comigo, eu daria tudo."


LONGEVIDADE DE ÁGUIA AO PEITO

"Quando cá cheguei não sabia se ia, ou não, ficar muito tempo. Na verdade, só quando se chega aqui, se vê o Clube e se sente tudo o que há em torno dele é que começas a amar o Clube. Durante estes anos comecei a gostar muito desde clube. Comecei a amar este clube. Já na última renovação decidi ficar aqui porque amava este clube e queria continuar a usar esta camisola. E, chegados ao dia de hoje, depois destes anos, é o momento de dizer adeus. Mas, como disse há uns dias, não é por não amar este clube, mas sim por desafios pessoais."


Varzim-Benfica

ENVERGAR A BRAÇADEIRA DE CAPITÃO

"Claro que fico orgulhoso. Sempre me senti, durante estes últimos anos, um capitão dentro do balneário. Não é só quem traz a braçadeira que é o capitão. A equipa precisa de vários líderes, e eu senti-me um deles. É um orgulho para mim ter essa fotografia com a braçadeira, porque é algo que vai ficar para sempre comigo e que me enche de orgulho."


NO GRUPO RESTRITO DOS 300 JOGOS

"Creio que fiz história no Clube, porque é difícil chegar a esses números, sobretudo quando não se nasceu aqui, se vem de outro país e se passa metade da vida praticamente aqui a jogar por um clube. Isso deixa-me muito feliz e orgulhoso por tudo o que consegui, e quem sabe se no futuro poderei a voltar a ajudar outra vez, seja dentro ou fora das quatro linhas. Vou acompanhar sempre o Benfica, porque é o clube da minha vida, da minha carreira desportiva. Realmente, nunca estarei em outro clube tantos anos como estive aqui. E a verdade é que nunca se sabe o que poderá acontecer no futuro."


Grimaldo

PORTA ABERTA A UM REGRESSO

"Claro que sim. Saio daqui muito feliz com tudo o que atingi, mas nunca se sabe se depois se pode ajudar o Clube, dentro ou fora do campo. Certamente que vou continuar a apoiar o míster, o Presidente, todos os meus companheiros, todo o staff, os fisioterapeutas... São muitos anos com cada um, com cada pessoa, e depois não partimos de um dia para o outro como se nada tivesse acontecido. Mas aconteceu... e muito. E irei recordá-lo."


AS SAUDADES

"De muita coisa! Acaba por ser o dia a dia, o que mais se sente. Vamos treinar todos os dias e temos os nossos companheiros, os preparadores, os fisioterapeutas, estou com eles há quase oito anos. Saudades de todos, de cada pormenor. Ir ao Estádio, estar neste Estádio incrível, com 60 mil pessoas em todos os jogos, de tudo. Vou ter saudades de tudo. E, quando tomei a decisão, já sabia que ia ter saudades de tudo isto. Porque é impossível esquecer tudo isto e não sentir saudades. Mas ao fim e ao cabo, tal como já disse, tinha de procurar outro desafio e ir em busca de algo novo na minha carreira."


Grimaldo

A GRANDEZA DO BENFICA

"Lembro-me de quando cheguei aqui, não sabia da grandeza do Clube... Lembro-me que, na primeira vez que fui ao Marquês [de Pombal], apercebi-me de tudo o que envolvia o Clube. E, com o passar dos anos, apercebi-me que não pára de crescer, e que cada vez é maior. E isso é incrível, porque não é fácil gerir um clube com esta dimensão e que cresce dia após dia. É incrível."


A AFIRMAÇÃO

"Quando se chega a um clube há sempre um período de adaptação. Vens de outro país, és jovem e a equipa está a jogar bem. Sabia que ia ser difícil e que, pouco a pouco, teria de me ir adaptando ao resto da equipa nos treinos. E na realidade, por acaso, vivi, por assim dizer, os melhores momentos da temporada. Foram o último jogo da Liga para vencer o título e a final da Taça [da Liga]. E isso é incrível, porque acaba por parecer que se jogou o ano todo, e, quando chegam os momentos de felicidade, está-se em campo e vive-se de outra forma. Foi incrível, porque eu era apenas um miúdo e, ao viver tudo isso, fiquei entusiasmado."

CHEGAR, VER E VENCER

"Não é fácil, porque era um miúdo. Mas sempre tive muita personalidade, e, quando estava em campo, nesses momentos, nesses primeiros jogos, que eram os últimos da temporada, estava tranquilo. Apesar de tudo o que significa jogar num Estádio como este. Mas esses sentimentos também ficam connosco o resto dos anos.


Certamente que recordarei sempre. Não teria feito nada de diferente, penso que tudo o que fiz foi porque o sentia a cada momento. Dei tudo pelo Clube, e o Clube deu-me tudo a mim. Sou uma pessoa com personalidade. Quando tive de dar a cara, nas derrotas, apesar de não ser capitão, fi-lo, porque penso que os adeptos o mereciam, que alguém desse a cara. E quando tive de me zangar, zanguei-me, e quando tive de liderar a equipa, também o fiz. Penso que sou um jogador com personalidade, com coisas boas e más, mas penso que, da minha passagem pelo Benfica, fico com o positivo e tudo o que de bonito fiz."


UM TROFÉU ESPECIAL

"Este último acaba por ser o mais especial, pela forma como foi, depois de três anos difíceis, sem títulos, sendo o meu último ano, o 38 que tanto se pedia... Para mim, o 38 é o mais especial. Mas, naturalmente, cada um teve os seus momentos incríveis, incluindo o primeiro ano em que cheguei, em que joguei pouco. Foi muito especial viver tudo isto pela primeira vez, mas cada um tem as suas emoções e recordações."

Benfica

O QUE TROUXE ROGER SCHMIDT

"Gosto muito dele. Porque é uma pessoa direta, que transmite confiança aos jogadores. Sabe falar connosco. Não é apenas em termos táticos que é um treinador de topo, mas também no momento de transmitir, de dar confiança a cada jogador. Isso é algo diferenciado. Penso que vai dar muitas alegrias ao Benfica, no futuro, estou seguro disso. Trouxe o 38 para casa."

O JOGO DOS JOGOS

"Em primeiro lugar, este último por todas as razões, como ocorreu, foi incrível. Estádio cheio, último jogo, o resultado que nos dava o título, para mim foi o jogo mais incrível que tive. E depois também o primeiro título em que joguei, pois era apenas um miúdo. Quase não tinha jogado aqui e calhou-me jogar nesse último jogo da Liga para vencer o título [2015/16]. Esse jogo foi incrível, também, pela forma como aconteceu. Quando entrámos em campo e sabendo que estávamos a jogar pelo título, com os adeptos a apoiar, quando marcámos o primeiro golo, sabíamos que dificilmente nos ia escapar o objetivo."

Grimaldo

MOMENTO ESPECIAL A JOGAR NO ESTRANGEIRO

"Nesta época, na Champions, o jogo em casa da Juventus foi um momento muito especial, porque mostrámos à Europa que estávamos aqui, que vínhamos fortes, e que num grupo em que, à partida, não éramos favoritos, e as pessoas pensavam que era difícil passar, fomos a Turim e demonstrámos a grandeza deste clube e que vínhamos com vontade de passar e seguir fortes na Europa."

PERCURSO NA CHAMPIONS

"Quando sai o sorteio [dos quartos de final] e evitamos, possivelmente, as melhores equipas – Manchester City, Real Madrid e Bayern Munique – que estavam do outro lado, começámos a sonhar... e sabemos que podem acontecer coisas... mas íamos defrontar o Inter, que é um grande clube europeu, sabíamos que não ia ser fácil, que as equipas italianas são complicadas. No final de contas, na eliminatória foram os detalhes que marcaram a diferença do nosso lado e algumas decisões da arbitragem. Mas lutámos, demonstrámos que podíamos ter passado. Sabemos como são as equipas italianas, que iam fechar-se lá atrás, que iam defender, e que podiam fazer estragos no contra-ataque. E, no fim de contas, não atingimos o objetivo de chegar à meia-final, mas é preciso não esquecer o que já tínhamos conseguido, que foi passar num grupo em que estavam o PSG e a Juventus. E chegar aos quartos de final, desde logo, no início da época, era um objetivo, mas esta equipa ambiciona sempre mais. Espero que no próximo ano consigam o objetivo de chegar mais longe e, de certeza, que o treinador e a equipa vão ter opções."

Grimaldo

GOLO INESQUECÍVEL NA CHAMPIONS

"Sim, sim, tenho aqui [o golo ao Maccabi Haifa gravado no telemóvel]. Relembro que foi um grande golo e que ainda por cima foi muito especial porque o dediquei à minha filha, e juntaram-se esses fatores, de ser um grande golo, numa grande montra como é a Champions e poder dedicá-lo à minha filha. Reuniram-se esses três fatores que fizeram com que fosse muito especial. É um vídeo que vou ter sempre, bem como a foto da dedicatória, tenho-a guardada. É um golo que vou recordar sempre."

OS GOLOS DE LIVRE DIRETO

"É algo que tenho vindo a aperfeiçoar todos os anos desde jovem. Tenho vindo a treinar a forma de rematar, e penso que atingi uma boa eficácia em livres diretos perto da baliza. Acredito que tudo necessita de treino. Não é fácil, porque quando se joga de três em três dias nem sequer temos tempo para treinar muito esses remates, porque, no fundo, temos de recuperar o corpo para o jogo seguinte. Mas, sempre que tenho mais folga ou mais dias para descansar, aproveito sempre para treinar livres."

Grimaldo

2022/23: A MELHOR ÉPOCA PELO BENFICA

"Sim, pode dizer-se que sim. Penso que tanto a nível defensivo como ofensivo estive muito tranquilo. A equipa acaba por ajudar. Quando a equipa está bem montada, quando todos estão bem posicionados, tudo flui e é mais fácil, tanto para atacar como para defender. Tudo isso ajudou. Também me sentia muito confortável com a equipa, sentia-me um líder. Sabia que sempre que recebia a bola do meio-campo para a frente podiam acontecer coisas, e eu próprio sabia que podia fazê-las."

ASSISTIR OU MARCAR?

"São sensações diferentes. Sempre me caracterizei mais por assistir e, também sendo lateral, é mais difícil marcar, mas são sensações diferentes. Quando marcamos é uma sensação incrível que sentes dentro de ti, de força que sai cá de dentro, e quando assistimos também é bonito porque estamos a oferecer ao companheiro, porque criámos para a equipa e também é bonito."

Grimaldo

GOLO IMPORTANTE MARCADO EM PORTIMÃO

"Até me lembro que antes do jogo, em conversa com os meus companheiros, disse-lhes que ia marcar por volta do minuto 15... E pronto, surgiu a oportunidade e trouxe tranquilidade à equipa. Sabíamos que precisávamos, que estávamos a jogar muito bem, mas que nos últimos tempos nos estava a custar abrir o marcador, e sabia que era importante começar a ganhar depressa para o jogo da equipa fluir e para vencer, como fizemos."

UMA FRASE QUE DESCREVE 2022/23

"Bom, diria que voltámos a colocar o Benfica como o maior de Portugal, e que isto continua."

AMIGOS PARA A VIDA

"Rafa, André, Cervi, Otamendi, João Mário... Há muitos! São muitos anos. Sobretudo Rafa e Cervi, porque são os que estiveram mais tempo e com os quais seguramente vou ter mais contacto no futuro."

Grimaldo

MOMENTO MAIS ALTO

"O último jogo pelo Benfica. Ganhar o 38."

MOMENTO MAIS DIFÍCIL

"A derrota em casa com o FC Porto, com o golo de Herrera."

DEU TUDO EM CAMPO?

"Tudo! Desde o primeiro dia em que cheguei!"

MAIS UM BENFIQUISTA

"Sempre! Virei ao Estádio, de certeza absoluta."

Grimaldo

ACARINHADO PELOS ADEPTOS

"Sinto que gostam de mim, sinto-me acarinhado. No meu redor sempre houve um pouco de polémica com coisas que acontecem. Mas isto acontece sempre numa relação de oito anos. No final, o que fica é o mais bonito, e penso que dei tudo pelo Benfica e o Benfica também me deu tudo."

MENSAGEM À FAMÍLIA BENFIQUISTA

"Quero agradecer-lhe tudo, por todos estes anos. Foram sete épocas e meia de muitos momentos bons, de alguns momentos maus, mas no meu coração só vão ficar as coisas boas, todas as coisas boas que passei aqui. Obrigado, porque me permitiram viver algo incrível. Vou ser mais um Benfiquista para toda a vida."

Grimaldo

"O BENFICA NUNCA SAIRÁ DE MIM..."

"É difícil, são muitos anos aqui. Recordo-me de tudo e fico um pouco emocionado. Fica claro que vou sair daqui agora, mas hei de voltar, seja como adepto, seja como jogador, seja para ajudar, seja como for, vou voltar porque o Benfica é o clube onde passei toda a minha vida e estou seguro de que voltarei. Já o disse há uns meses, e, apesar de partir, vou repeti-lo porque é a realidade: o Benfica é o clube da minha vida."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benfica reforça segundo lugar com vitória frente ao Moreirense

João Neves está em segundo na primeira avaliação do Golden Boy

A toda a velocidade rumo às meias-finais

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect