LIGA EUROPA: RAIO-X DO GALATASARAY
O Benfica vai enfrentar o Galatasaray, em jogo a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O desafio tem lugar no Ali Sami Yen Spor Kompleksi, em Istambul, quinta-feira, às 17h55 portuguesas.
Atualmente na 2.ª posição da Liga turca, o opositor das águias soma 11 triunfos, seis empates e quatro desaires em 21 rondas. Marcou 41 golos(média inferior a 2 por jogo) e concedeu 23 (média superior a 1 por desafio). O Galatasaray, tal como o Benfica, transitou da Liga dos Campeões para a Liga Europa. Inseridos no Grupo D, os turcos só venceram um encontro na fase de grupos (3-0 ao Lokomotiv Moscovo).
O mercado de transferências de janeiro foi movimentado no clube. Houve várias saídas e algumas entradas e isso repercute-se no plantel inscrito na Liga Europa. Entre os que não transitaram da prova milionária estão: Ahmet Sem (guarda-redes); Maicon, Serdar Aziz, Mariano, Güney e Kabak (defesas); Akgün, Babacan, Recep Gül, Karnucu e Celil Yüksel (médios) e Garry Rodrigues, Derdiyok e Ali Yavuz Kol (avançados). Por outro lado, entram nas contas da Liga Europa: Luyindama e Marcão (defesas) e Diagne (avançado).
No ano civil de 2019, o Galatasaray parece em grande forma. Realizou sete jogos, venceu seis e empatou um. Marcou 18 golos (2,57 por jogo) e sofreu apenas três (0,43 por partida). No último jogo antes da receção aos encarnados, triunfou por 3-1 diante do Trabzonspor. O treinador Fatih Terim fez alinhar a equipa em 4x3x3 com: Muslera; Linnes, Luyindama, Marcão, Nagatomo; Ryan Donk, Belhanda, N’Diaye; Feghouli, Onyekuru e Diagne.
Top 5 marcadores (todas as provas)
| JOGADOR | GOLOS |
|---|---|
| Derdiyok | 10 |
| Onyekuru | 9 |
| Féghouli | 4 |
| Sinan Gümüs | 4 |
| Akgün | 4 |
No onze-tipo, com os mais utilizados da época, estão alguns nomes que já não constam no plantel, como são Maicon ou Garry Rodrigues. Também montado em 4x3x3, apresenta-se com: Muslera; Mariano, Maicon, Kabak e Linnes; Fernando, Ryan Donk, N’Diaye; Onyekuru, Garry Rodrigues e Sinan Gümüs. Curioso, o facto de o melhor marcador, o húngaro Derdiyok não aparecer entre os inscritos na prova europeia ou constar no onze mais utilizado.
Top 5 assistentes (todas as provas)
| JOGADOR | ASSISTÊNCIAS |
|---|---|
| Belhanda | 5 |
| Mariano | 4 |
| N'Diaye | 3 |
| Akgün | 3 |
| Fernando | 3 |
Outra ausência de peso na manobra da equipa será Mariano. O lateral-direito brasileiro havia sido titular até se lesionar e não é opção na Liga Europa (não está inscrito). Com quatro assistências em todas as competições oficiais, Mariano poderia ser um perigo à solta no corredor direito turco. Quem também não está inscrito na prova da UEFA é Mitroglou. O avançado que já jogou de águia ao peito é um dos reforços do mercado de inverno do Galatasaray. O francês Belhanda domina o top das assistências.
Top 5 rematadores na Liga turca
| JOGADOR | REMATES |
|---|---|
| Diagne | 64 |
| Onyekuru | 35 |
| Sinan Gümüs | 30 |
| Garry Rodrigues | 23 |
| N'Diaye | 23 |
O Galatasaray não é um conjunto muito rematador. Porém, no novo ano subiu – e muito – a média de golos marcados por jogo. Segundo o Wyscout, a formação de Istambul efetuou 270 remates na liga turca, com uma média de 12 por encontro. Só para se ter ideia, a média dos clubes do campeonato é de 245. O reforço Diagne é o mais profícuo na hora de atingir a baliza adversária.
Top 5 cruzamentos na Liga turca
| JOGADOR | CRUZAMENTOS |
|---|---|
| Mariano | 84 |
| Bayram | 56 |
| Nagatomo | 42 |
| Féghouli | 42 |
| Linnes | 22 |
Cruzar para a área não é a opção mais utilizada pelos comandados por Fatih Terim durante um jogo. Apesar de utilizar todos os corredores, o Galatasaray prefere construir pelo miolo no último terço. No campeonato da Turquia conta com 332 cruzamentos tirados (a média da prova é 341), 14 por encontro e tem um acerto de 34%. O adversário do Benfica usa mais o flanco direito (195) do que o esquerdo (134) para cruzar, muito por culpa de Mariano, o rei dos cruzamentos na equipa (84). Bayram, Nagatomo, Féghouli e Linnes fecham a lista.
Top 5 passadores na Liga turca
| JOGADOR | PASSES |
|---|---|
| Mariano | 866 |
| Fernando | 767 |
| Kabak | 736 |
| N'Diaye | 667 |
| Maicon | 624 |
Com um futebol apoiado e que gosta de construir desde trás, o Galatasaray tem uma soma de passesmuito acima da média do campeonato (9636 contra 8544 de média). Realiza 419 por cada 90 minutos e tem um acerto total de 85%. Com 151 passes verticais em média por desafio, os turcos apresentam uma eficácia de 76%. Registam, ainda, 182 passes laterais e 41 passes longos por partida.
Mariano também lidera este top, bem secundado por Fernando (767) ou N’Diaye (667); Kabak e Maicon estão na lista, mas já não se encontram em Istambul.













Carrega Benfica ...
ResponderEliminar