Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 10 DE MAIO 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

EUSÉBIO ESTREOU-SE PELO BENFICA QUANDO A EQUIPA JÁ REGRESSAVA A CASA COM O TÍTULO EUROPEU

Há 57 anos, Lisboa engalanava-se para receber em êxtase e apoteose a equipa do Benfica que na véspera (31 de maio de 1961), em Berna, se banhara de glória ao bater o Barcelona (3-2) na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus.
No mesmo dia, por intransigência do V. Setúbal, que, não obstante o contexto desportivo dos encarnados, declinou adiar a data do jogo, as (reservas das) águias tiveram de ir a jogo numa eliminatória da segunda maior prova do calendário nacional. E, entre o fel e o mel, fizeram-no revelando oficialmente o Pantera Negra.
1.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus

Em 1 de junho de 1961, Eusébio da Silva Ferreira vestia pela primeira vez, num desafio oficial, a camisola do Benfica. Foi na segunda mão dos oitavos de final da Taça de Portugal: alinhou a titular e marcou.

Esse golo de Eusébio, no entanto, foi insuficiente para impedir a eliminação dos encarnados, que perderam por 4-1 no Campo dos Arcos, em Setúbal, depois de terem triunfado na primeira mão por 3-1.
O SL Benfica realizava uma época brilhante. Conquistado o Bicampeonato Nacional – a quatro jornadas do final – e erguido o título máximo do Velho Continente pelas mãos do capitão José Águas, o ataque à Taça de Portugal foi, todavia, condicionado pela irredutível decisão do V. Setúbal de não aceitar o adiamento do segundo encontro dos oitavos de final para uma data em que os encarnados pudessem entrar em campo com a sua equipa normal.
Eusébio
Ao invés, o Benfica apresentou-se no Campo dos Arcos privado dos 15 jogadoresescolhidos por Béla Guttmann para a inolvidável vitória europeia. Eusébio, que então ainda não podia atuar nas provas da UEFA por razões administrativas, fez parte dessa equipa B do Benfica no duelo com os sadinos, uma semana depois de se ter estreado no Estádio da Luz (23 de maio de 1961) numa partida amistosa com o Atlético, na qual apontou três dos quatro golos das águias.
Depois do 3-1 na primeira mão, no Estádio da Luz, o SL Benfica B foi derrotado em terras do Sado por 4-1, com Eusébio, aos 64’, a marcar o único tento da equipa.
Sob arbitragem de Manuel Fortunato, o Benfica alinhou no Campo dos Arcos com o seguinte onze: Ramalho; Sidónio, Pinto, Maximiano, Amândio, Humberto, Nartanga, Eusébio, Jorge, Espírito Santo e Inácio.
Eusébio
Não obstante o desfecho na eliminatória da Taça de Portugal, influenciado pela irredutibilidade sadina que impediu que a Federação Portuguesa de Futebol reagendasse a partida, o Benfica vivia momentos ímpares, numa década memorável… com o King a iniciar aqui um caminho marcado por grandes conquistas individuais e coletivas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um ponto que faz a diferença

Quebrada a resistência, confirmou-se a final

Parabéns pela conquista da Taça Hugo dos Santos!

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect