E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 24/25

13 dezembro 2024 Edição N.º 4207

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10

Seguidores

E Pluribus Unum 1904
SLB
FeederMatrix
EUSÉBIO
COLUNA
Benfica Glorioso
Powered by365Scores.com
compartilhar em facebook compartir en twitter compartilhar em pinterest compartilhar em likedin

"Sentimos uma energia e um espírito positivo muito grande"


Na antevisão ao AVS-Benfica deste domingo, 15 de dezembro, da 14.ª jornada da Liga BetclicBruno Lage exaltou a energia e o espírito positivo que se vive no balneário antes de um jogo para o qual, sublinhou, a equipa está preparada para conquistar os três pontos.

Questionado sobre a chegada de dias importantes, onde o Benfica só depende de si próprio para alcançar a liderança da competição, o treinador das águias frisou a importância de a equipa "direcionar todo o foco e a sua determinação" para o duelo com o AVS.

Na conferência de Imprensa realizada no Benfica Campus, Bruno Lage também adiantou que Renato Sanches voltou a treinar neste sábado, 14 de dezembro, com a equipa, revelando que sentiu o médio "feliz e com energia positiva".

Bruno LageQual é a sua perspetiva para a deslocação de amanhã [domingo], sendo que é um jogo frente a um adversário que tem apenas duas vitórias na Liga? Sim, mas também tem um treinador novo, muito experiente e admiro muito o trabalho do Daniel [Ramos]. Por isso, vai ser um jogo muito interessante. Nós vimos os dois jogos que a equipa [AVS] realizou. Fez um jogo muito bom com o SC Braga, acabou por perder por 0-1, em casa, e, depois, o último jogo com o Casa Pia. Com certeza que é uma equipa que está em construção neste novo sistema em que têm jogado, com cinco defesas. Tem jogadores experientes de Primeira Liga, em particular o ponta de lança. Um jogo difícil que nos obriga a estar muito bem preparados para vencer, que esse é que é o nosso grande objetivo.

Se fiz bem as contas, passam hoje três meses desde a sua primeira partida, desde o regresso ao Benfica. Que balanço faz destes três meses, e, em concreto, se a equipa está no ponto onde queria, se estava à espera de ter a possibilidade de até eventualmente nesta jornada poder saltar para a liderança, tal era a distância que tinha na altura quando chegou para o líder do Campeonato? Sente que foi a melhor coisa que aconteceu ao Benfica nestes últimos três meses?

Olhe, por acaso não tinha essa ideia dos três meses, mas aquilo que nos apetece dizer é: confiança no trabalho, há um espaço ainda enorme para melhorar. Há cerca de, não lhe sei dizer precisamente o tempo, mas um mês, mês e meio que tinha essa convicção de que nós, em função da evolução da equipa, podíamos chegar ao final do ano a encurtar distâncias para o 1.º lugar. E neste momento temos uma oportunidade muito boa durante este mês de chegar ao confronto já numa posição diferente. Mas para tal, é continuarmos a trabalhar, perceber o que é que temos de fazer a cada momento, e o momento é realmente o jogo de amanhã [domingo]. Nós estamos convictos de que vamos fazer um bom jogo, os jogadores estão confiantes, a equipa tem trabalhado muito bem. Sentimos uma energia e um espírito positivo muito grande. Ainda hoje [sábado], no início do treino, estivemos ali a conversar com os jogadores para preparar o treino, o nosso capitão transmitiu-nos uma confiança, e que neste momento é preciso estarmos todos juntos, que no círculo da equipa, como aquele que nós fizemos no final do jogo do Mónaco, não entre nada de negativo, porque a energia dentro do grupo está muito positiva. Este é o estado em que nós estamos a viver. Queremos prolongar isso no tempo, e esse estado prolonga-se no tempo com bons resultados, com boas exibições e a vencer jogos. E é isso que nós pretendemos para o jogo de amanhã [domingo].

Bruno Lage"Temos de continuar a trabalhar, perceber o que é que temos de fazer a cada momento, e o momento é realmente o jogo de amanhã [domingo] "Bruno Lage

Esta é a primeira vez, se não me falha a memória, que o Benfica tem a possibilidade de, vencendo, ocupar o 1.º lugar, ainda que à condição. É importante meter este tipo de pressão no adversário? Esse dado, de alguma forma, entra no seu discurso para a equipa, ou no discurso que o capitão teve hoje de manhã [sábado], como referiu, por exemplo?

Não, é de olharmos para nós próprios. Sentimos que tínhamos um objetivo, para nós, até ao final do ano e que, em função das circunstâncias, se alterou. Mas nada muda, e de nada vale se não ganharmos os nossos pontos. Por isso, o fundamental é isto: amanhã [domingo], foco determinante, com energia muito positiva, como equipa, como nós falámos antes do treino, para vencer o jogo. Depois, o jogo seguinte, e, depois, o jogo seguinte. Mas, para já, é ver um jogo cada vez. Por isso, amanhã [domingo], vamos encontrar, e reforço, um treinador muito experiente, que tem feito excelentes trabalhos por onde tem passado. Uma equipa também com uma energia positiva, que fez um bom jogo com o Braga, conquistou um ponto com o Casa Pia, uma linha de cinco, e nós vamos ter de estar no nosso melhor, com as nossas dinâmicas, para criar as oportunidades que temos criado e marcar os golos que nos garantam três pontos.

Voltando à questão de poder assumir a liderança do Campeonato e recordando também um bocadinho a união de que Bruno Lage tem falado muito ao longo das conferências e na própria conversa que aconteceu hoje [sábado] do capitão Otamendi, vocês, enquanto grupo, sentem que esta é uma semana que pode ser realmente marcante neste Campeonato e que, se eventualmente as coisas correrem bem, quando chegarmos ao final do Campeonato, olhando para trás, falam: "Aquela semana do jogo da ida a Vila das Aves e depois do jogo com o Nacional da Madeira foi talvez um momento de viragem"?

Nós sentimos é que todos os momentos são muito importantes para nós, porque fazia muito sentido… – e não interprete mal aquilo que eu vou dizer –... fazia muito sentido a sua pergunta se nós fizéssemos o jogo com o AVS, o Nacional, o Estoril e depois tivéssemos o jogo com o Sporting, e aí terminasse o Campeonato. Não. Começa um novo ano, temos jogo com o SC Braga, e depois ainda temos uma 2.ª volta para realizar. Todos esses momentos vão ser importantes, por isso é fundamental nós, a todo o momento, sentirmos que é uma oportunidade enorme de somarmos três pontos às nossas contas.

Vai ter de fazer alterações neste encontro face à ausência de Álvaro Carreras devido a castigo. Tem sido um dos jogadores mais utilizados, tem sido também um dos jogadores que mais oportunidades têm gerado à equipa do Benfica. Tem dito muitas vezes que todos contam, mas preocupa, de alguma forma, a reação e a dinâmica diferente para este encontro face a essa ausência?

O Álvaro [Carreras] tem sido um jogador muito importante, mas não me preocupa a dinâmica, porque, para cada jogo, nós tentamos encontrar uma dinâmica própria para aquilo que achamos que é o ideal para o jogo. O jogador que vai jogar naquela posição sabe interpretar muito bem aquilo que queremos para a equipa, isso é que é o mais importante, e, quando digo que todos contam, é porque realmente sinto isso, sinto que vejo que a equipa trabalha nesse sentido, que os jogadores estão disponíveis para ajudar e contribuir para o sucesso da equipa. Claro que nós, enquanto treinadores, temos de tomar decisões, e vamos tomar decisões a cada momento. Sinto a equipa motivada, os jogadores motivados, toda a gente está disponível para jogar, e cabe-me a mim, em particular, decidir o melhor onze para cada jogo.

Bruno Lage"Quando digo que todos contam, é porque realmente sinto isso, sinto que vejo que a equipa trabalha nesse sentido, que os jogadores estão disponíveis para ajudar e contribuir para o sucesso da equipa " Afirmou há pouco que Otamendi disse que era preciso união para que nada entrasse de negativo no grupo. O capitão referia-se a quê, concretamente?

De manter a união e de prolongar no tempo o trabalho que temos vindo a fazer nestes três meses. Apenas isso, reforçar o mantermo-nos unidos, porque unidos somos muito fortes. Foi isso que transmitimos e que temos transmitido. Hoje [sábado], tivemos todos juntos e, depois de eu falar, o Nico [Otamendi] quis reforçar isso. Vamos manter-nos todos juntos, vamos manter-nos todos agarrados, porque todos juntos e unidos somos mais fortes. É isso que sentimos, um ambiente muito positivo e uma energia positiva no dia a dia do trabalho. E somos nós, com os jogadores, que temos de defender essa energia, que essa energia fique centrada neste núcleo: jogadores, equipa técnica e staff próprio que trabalha com a equipa técnica.

O Benfica tem três avançados que, até agora, só marcaram 14 golos. Pergunto-lhe se já pediu, neste Natal, ao Presidente um goleador que faça golos?

Não falei com o Presidente sobre o mercado de janeiro nem qualquer questão. Quando fala em avançados, eu contabilizo o Di María, o Schjelderup, o Prestianni, o Aktür [Aktürkoğlu], o Beste, e todos eles, avançados, têm contribuído para perto de 50 golos desde que cá chegámos. Era isto que eu queria reforçar. Se olharmos para os pontas de lança, acho que o volume de oportunidades que nós temos criado é tão grande e as oportunidades são tão boas que aquilo que temos de continuar a fazer é valorizar o trabalho, continuar a dar confiança aos nossos homens da frente e perceber que há um espaço enorme para eles continuarem a crescer e a evoluir. Porque quando se olha para o número de golos dos avançados, e, depois, os movimentos e as oportunidades criadas pelos pontas de lança, nós, em três meses de trabalho, temos de nos sentir realizados com o trabalho. Por isso, continuar a acreditar no trabalho e no processo, continuar a dar muita confiança à equipa e perceber que ainda há um espaço enorme para evoluir e para melhorar.

Bruno Lage"Posso dar-lhe a boa notícia de que o Renato [Sanches] voltou hoje [sábado] a treinar com a equipa. Sentimo-lo feliz, com energia positiva, e isso é muito importante "Pegando ainda neste tema dos avançados, há vários rumores de interesses de clubes em Arthur Cabral, e a pergunta que eu lhe faço é se neste momento é um jogador-chave para si. E também a seca de golos de Pavlidis, que já não marca há três jogos: há alguma justificação para esta quebra de rendimento do jogador?

Olhe, eu entendo a pergunta, mas deixe-me só também… Eu, seca de três golos, acho assim um bocadinho exagerado, não é? Se calhar seca tem o Florentino, que quando cá cheguei marcou logo dois golos e já está há dois meses sem marcar golos, e tenho de apertar um bocadinho com ele [risos]. É estranho, não é, nós estarmos a falar de que os nossos avançados não marcam os golos que eventualmente podiam ter marcado em função das oportunidades que tivemos, e simultaneamente haver interesse nos nossos avançados? É a mesma coisa que hoje, e passe a publicidade… A Bola faz duas páginas exatamente no mesmo balanço, que é: os golos dos avançados e, na página seguinte, a equipa ou os mesmos avançados marcaram o triplo dos golos dos avançados da época passada, e que a equipa já vai com 50 golos e está a marcar o triplo. Por isso, é olhar para aquilo que é de positivo. Reforçar no trabalho, dar muita confiança aos nossos pontas de lança e sentir que todos nós temos um espaço enorme para evoluir. Sobre a questão dos três avançados e do Arthur [Cabral], o perfil dos três avançados é aquilo que eu gosto de ter na equipa. Ter o Arthur [Cabral], que é um homem de área, um cabeceador, um homem que sabe movimentar-se entre os defesas e que vive muito desse tipo de situações. O Pavlidis, que é um jogador diferente, que traz a dinâmica ao jogo, que joga bem entre linhas, com os movimentos curtos. E o Zeki [Amdouni], com os ataques às diagonais, quer curtas, quer longas, com movimentos, que pode também jogar atrás do ponta de lança. Por isso, eu gosto de ter nas minhas equipas três pontas de lança, cada um com este perfil, e depois ir gerindo à medida daquilo que é o momento de cada um e também em função do jogo.

Pergunto-lhe pela situação de Tiago Gouveia e de Renato Sanches. Já há previsão para o regresso deles? E aproveito, também, para perguntar se há mais alguém indisponível para este jogo.

Ainda bem que faz essa pergunta, porque eu, na última conferência [de Imprensa], falei da situação do Renato [Sanches], porque não tinha mesmo a noção em termos de dias. Mas posso dar-lhe a boa notícia de que o Renato voltou hoje [sábado] a treinar com a equipa. Sentimo-lo feliz, com energia positiva e isso é muito importante. O Tiago [Gouveia] ainda tem algum tempo pela frente, também está a trabalhar muito bem, mas, neste momento, não lhe consigo dizer quando é que ele volta a trabalhar com a equipa.

Aproveito para lhe perguntar, também, já que Renato Sanches está a treinar, se já vai poder ter minutos neste jogo e ser convocado.

Ainda não. Treinou com a equipa, treinou muito bem e com energia positiva, mas ainda não está disponível para o jogo.


 

Comentários

+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect

Mensagens populares deste blogue

Quarteto encarnado está na final do Europeu

Ineficácia penalizou

Luan Farias contratado