"Queremos continuar fortes e a evoluir"
A deslocação do Benfica ao terreno do Farense, neste sábado, 2 de novembro, às 18h00, no Estádio Algarve, em duelo referente à 10.ª jornada da Liga Betclic, é encarado pelo grupo de trabalho como "uma final". Isso mesmo deu conta o técnico Bruno Lage na conferência de Imprensa de antevisão do encontro, realizada nesta sexta-feira, 1 de novembro, no Benfica Campus.
A ambição das águias é a mesma que exibe para todos os duelos, procurando sempre a vitória, mas o foco está, única e exclusivamente, no Sporting Clube Farense, independentemente do que possa estar a acontecer em outros emblemas ou quando se olha para os confrontos que se seguem no calendário competitivo.
Bruno Lage relembrou que as "boas prestações" do Farense "têm surgido", alertando para as dificuldades esperadas no Algarve. Mas o técnico do Benfica sublinha a "evolução da equipa" na procura da desejada consistência, mostrando confiança no leque de atletas que tem ao seu dispor.
Que dificuldades espera frente a este Farense numa semana marcada por muitos jogos num curto intervalo de tempo?
Exatamente, a dificuldade vem por aí, principalmente por ser um adversário que tem crescido, mesmo anteriormente ao Tozé [Marreco], já tinha visto um ou outro jogo, por exemplo, com o FC Porto, fora, em que tinha tido uma boa prestação. Nos últimos jogos essas boas prestações têm surgido, por isso, a dificuldade vem daí. Vem também do facto de nós estarmos a competir de dois em dois dias. Por isso, aquilo que perspetivamos é um jogo difícil. Mas, acima de tudo, partir com a mesma ambição de sempre. Para nós é uma final. Sabemos que é muito importante conquistar pontos, conquistar os três pontos. Por isso, é dessa forma que o vamos encarar, esperando as dificuldades, quer do adversário, quer pelo facto de estarmos a competir de dois em dois dias. Mas para nós é encarado como uma final, porque é muito importante vencer os três pontos.
"Sabemos que é muito importante conquistar pontos, conquistar os três pontos. Por isso, é dessa forma que o vamos encarar, esperando as dificuldades, quer do adversário, quer pelo facto de estarmos a competir de dois em dois dias" Bruno Lage
Rúben Amorim já foi oficializado como novo treinador do Manchester United. Acha que a saída de Rúben Amorim vai deixar o Sporting mais fragilizado e abrir uma oportunidade para o Benfica se aproximar do 1.º lugar?
Para nós, o tema do dia é o Sporting Clube Farense, que é aquilo com que nos temos de preocupar. É o jogo que nós temos amanhã [sábado, 2 de novembro] e, em função desse jogo e dos jogos que possam surgir, é continuarmos a ser fortes, e continuarmos a evoluir da forma como temos evoluído. Isso é que é o nosso assunto do dia.
Em relação a este jogo, esperam-se novamente mexidas, tendo em conta as que fez com o Santa Clara e o regresso de Kökcü, Di María, Pavlidis, Tomás Araújo e Florentino, e porque o calendário vai apertar, pois seguem-se o Bayern Munique e o FC Porto. Terá de pôr a rotação de parte?
Mais importante é o trabalho que estamos a fazer com a equipa, não estarmos apenas a fazer com 11 jogadores, e isso vem com o crescimento e com as oportunidades que temos vindo a treinar. É um facto que uns têm jogado mais do que outros, mas isso também proporciona que os que têm jogado menos também têm treinado e estão a perceber e a trabalhar as nossas ideias. Depois, é decidir para cada momento, e o próximo momento é o jogo com o Farense, qual o melhor onze. Temos a felicidade de trabalhar com grandes jogadores que percebem facilmente as nossas ideias e depois é ir à procura da dinâmica que pretendemos para cada jogo. Essa é a nossa maneira de ver o jogo e o momento. Por isso, nada vai mudar amanhã, das nossas ideias, de perceber o melhor onze, a melhor estratégia para o jogo de amanhã.
"Temos a felicidade de trabalhar com grandes jogadores que percebem facilmente as nossas ideias e depois é ir à procura da dinâmica que pretendemos para cada jogo "
Quanto questionado sobre a falta de golos de Pavlidis, referiu sempre que o mais importante era o rendimento coletivo da equipa. Mas, tendo em conta o último jogo, não fica com a ideia que o grego beneficiava mais se jogasse com outro avançado na frente, já que foi com Arthur Cabral que marcou dois dos três golos do Benfica?
Olhe, essa é uma questão muito interessante. O mais importante é ele estar preparado para jogar sozinho ou com um. Aquilo que é visível, como disse, são os golos. Mas aquilo que depois é a minha análise... Já lhe disse que o Pavlidis tem feito um trabalho muito bom, e a falta de golos em alguns momentos anteriores é por mera infelicidade e um ou outro detalhe em que pode marcar golo. Ele [Pavlidis] marcou um golo no Boavista, a seguir marcou dois golos pela seleção [no Inglaterra-Grécia, a 10 de outubro], voltou a marcar dois golos [na quarta-feira, 30 de outubro, frente ao Santa Clara] e já houve várias situações em que eu tenho... uma das coisas que temos trabalhado muito é a forma como chegamos ao último terço, como cruzamos, como servimos o ponta de lança e há um ou outro detalhe que podemos afinar. Por isso, o que acho mais importante são os movimentos coletivos e também os movimentos individuais do ponta de lança. É importante para nós perceber que eles podem funcionar os dois em conjunto.
Nos primeiros jogos consigo, Rollheiser foi titular, depois foi perdendo protagonismo, e, nos últimos três jogos, não saiu do banco. Qual é o plano para este jogador?
É igual aos outros. Só podemos escolher 11 e jogar com cinco [suplentes]. Nós gostámos muito das prestações dele, mas, agora, tem de continuar a trabalhar e esperar por uma nova oportunidade, que pode surgir amanhã ou no dia seguinte. Nós temos um plantel vasto, com várias soluções nas várias posições e aquilo que os jogadores têm de fazer é continuar a trabalhar para terem oportunidades. Por isso, é aquilo que digo para o Rollheiser e para todos eles. No início, o Schjelderup raramente jogou e até teve um jogo em que não foi convocado. Agora, teve dois ou três momentos de entrada. A mesma situação com o Beste, o Tino [Florentino] começou connosco e, nos últimos dois jogos, não jogou. É nós darmos todas as condições para os jogadores treinarem, estarem bem para, depois, nós tomarmos as decisões. Por isso, o plano não é para ninguém em particular, é para a equipa.
"Nós temos um plantel vasto, com várias soluções nas várias posições e aquilo que os jogadores têm de fazer é continuar a trabalhar para terem oportunidades" Estão cumpridos praticamente dois meses desde que entrou no Benfica. Como classificaria estes dois meses de trabalho? Estão acima das suas expectativas ou ao nível que esperava?
A jogar de 3 em 3 dias e a preparar os jogos, nem temos tempo de olhar para trás. Sem me preparar para essa reflexão, o que é importante dizer neste momento é percebermos o que temos de continuar a fazer no futuro, é continuar a preparar a equipa da melhor maneira, ajudar a equipa a ser cada vez mais forte, fazer evoluir naquilo que acho que temos de evoluir, nos detalhes que ainda podem fazer esta equipa mais forte para criar mais oportunidades, para marcar mais golos. Por isso, ao invés de olhar para trás e ver o que fizemos em dois meses, é tentar perspetivar o que pode ser o futuro, de continuar a fazer a equipa evoluir; ajudar os jogadores a evoluir; cada momento para os jogadores perceberem melhor as nossas ideias e estarmos sempre preparados para jogar da forma como temos jogado nestes últimos dois meses.
Tendo em conta que o próximo jogo para o Campeonato é com o FC Porto, estes três pontos com o Farense ganham uma importância redobrada para poder chegar a esse confronto com a oportunidade de discutir a posição apesar de ter um jogo a menos? Depois, como se mantém o foco da equipa neste próximo jogo quando a seguir vêm dois jogos tão importantes como os que são frente ao Bayern Munique e ao FC Porto?
Olhe é tentar não fazer aquilo que você fez. Que é dizer que o próximo jogo é com o FC Porto... O próximo jogo é com o Farense e estar bem vincado isso, é eles [jogadores] sentirem que o próximo jogo é com o Farense. O nosso assunto do momento é o Sporting Clube Farense.
Comentários
Enviar um comentário
obrigado pelo seu comentário !!!
Siga-nos no Facebook!!! https://www.facebook.com/benficaglorios/ ☚ Visita