Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 12 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Fernando Tavares: "Equipa fabulosa, que não se cansa de ganhar"


 

Fernando Tavares, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, marcou presença nesta segunda-feira nos estúdios da BTV, onde elogiou a conquista do tetracampeonato no futsal feminino e as medalhas alcançadas no Europeu de judo no último fim de semana, e valorizou o trabalho que está a ser desenvolvido no futebol feminino.

importância do apoio dado pelo Clube aos atletas, nomeadamente nas modalidades individuais, mereceu um forte sublinhado do vice-presidente, que apontou a medalhas e bons resultados nos Jogos Olímpicos em Tóquio. Fernando Tavares criticou, ainda, declarações recentes de Ana Gomes, que afirmou que os clubes podem fazer ainda mais no apoio aos judocas/atletas nacionais.

Festejos Tetracampeonato Quinta dos Lombos-Benfica Futsal feminino

Tetra "notável" e com "sabor muito especial"

"Foi uma vitória notável [no futsal feminino] de uma equipa absolutamente fabulosa, com miúdas incríveis. Elas, no fim do jogo, estavam preocupadas em saber se ia haver Taça de Portugal, porque já pensam em conquistar o próximo troféu. Foi uma época ímpar do ponto de vista desportivo e complicadíssima do ponto de vista do planeamento, dos treinos, do acerto dos calendários. Foi uma vitória bastante saborosa, muito especial. É uma equipa que nos habituou a muitas vitórias, a títulos atrás de títulos e que não se cansa de ganhar."

Festejos em época atípica

"Durante toda a época houve sempre uma incerteza, sem saber se jogávamos no fim de semana seguinte. Foi uma temporada muito atípica, mas isso torna a vitória muito mais saborosa. A única coisa que lamentamos é não haver público nos pavilhões. As equipas jogam para os seus adeptos e sabem que os adeptos, apesar de não marcarem presença nos pavilhões pelas razões conhecidas, acompanham as equipas."

Rochele, Telma e Bárbara

Telma, Bárbara e Rochele "de nível mundial"

"[Três medalhas das judocas do Benfica no Campeonato da Europa 2021] É uma honra para o Benfica e para Portugal. São três atletas de grande nível, que trabalham arduamente e que conseguem um resultado histórico. A Telma Monteiro, em 15 participações [em Europeus de judo] obteve 15 medalhas, e agora foi mais uma de ouro; as medalhas de bronze da Bárbara Timo e da Rochele Nunes também são muito dignas. São três atletas de nível mundial, em relação às quais depositamos grandes esperanças para os Jogos Olímpicos."

Espírito de equipa ajuda ao êxito também no judo

"É a vitória da superação. Estamos a falar de atletas que passaram por momentos difíceis. O desporto individual tem esta dimensão, em que não estão totalmente isolados porque há o Clube, mas existe esta dimensão de isolamento nos maus momentos que é diferente do desporto coletivo. Isso torna as vitórias mais ricas e dão-nos muita satisfação. O Clube cria condições diárias de trabalho às atletas. Trabalham juntas sob a coordenação do mesmo treinador, dentro do mesmo contexto logístico e isso ajuda a criar espírito de equipa."

Fernando Tavares

O apoio dos clubes ao desporto e as críticas a Ana Gomes

"A Ana Gomes [ndr: afirmou que os clubes podem fazer ainda mais no apoio aos judocas/atletas] já nos habituou a fazer declarações deploráveis e inqualificáveis. Se os clubes não existissem e não apoiassem os atletas não havia desporto em Portugal. Só para se ter uma ideia: uma atleta que lute por medalhas, de nível mundial, custa ao Benfica – e atenção que não nos estamos a queixar – cerca de 150 mil a 200 mil euros, entre custos diretos e indiretos. Estamos a falar de treinadores, estágios, viagens, treinos em altitude, fisioterapia, massagens, clínica… há um conjunto de custos significativos. Estamos com os atletas 365 dias por ano e não apenas nas celebrações. Uma atleta de nível mundial tem uma bolsa do Estado de cerca de 1300 euros. Portanto, estes atletas não conseguiriam competir ou fazer a sua preparação só com as ajudas do Estado. Por isso, são absolutamente lamentáveis este tipo de declarações. Além disso, os clubes, e o Benfica em particular, também se preocupam com o pós-carreira. Hoje, ninguém se preocupa com a Vanessa Fernandes, com o que vive. O Estado e os políticos preocupam-se pouco com o pós-carreira. O Benfica investe muito na preparação dos atletas. Num contexto pandémico, o Benfica já investiu 650 mil euros no combate à COVID-19, fizemos cerca de 20 mil testes, alguns acima das exigências da Direção-Geral de Saúde. Por exemplo, quando o Sporting Clube de Portugal anunciou que ia deixar de apoiar os atletas Olímpicos, não vi a Ana Gomes preocupada. Há um grande desequilíbrio e falta de senso nas palavras desta senhora que envergonham o desporto e o País."

"O Benfica já investiu 650 mil euros no combate à COVID-19, fizemos cerca de 20 mil testes"

Pensar em medalhas e finais nos Jogos

"Temos cerca de 20 atletas qualificados para os Jogos [Olímpicos]. Uma vez mais, a crise pandémica criou alguma perturbação, porque muitas competições e marcas foram congeladas, não contaram para a qualificação. Essa reabertura aconteceu agora e há aqui a possibilidade de qualificar mais atletas para os Jogos, num número que andará entre os 20 e os 30, números que estavam no nosso planeamento. Os atletas vão tentar superar-se. Os Jogos Olímpicos serão, quiçá, o patamar mais competitivo e importante da vida destes atletas. Há um conjunto significativo de atletas que pode pensar em medalhas e em finais. Isso só ajudaria o Benfica e Portugal."

Final da Taça da Liga feminina

Ter um final feliz de época no futebol feminino

"Estamos a viver uma etapa muito difícil no futebol feminino, com dois jogos com o SC Braga e um com o Famalicão [numa semana], são três finais, para além de todas as outras que vamos ter até ao fim. Esta foi uma vitória [1-2 ao SC Braga] muito importante para a equipa. Vamos ter um Campeonato renhido até ao último jogo. Assim esperamos, pois contamos chegar a Alcochete [na última jornada] com possibilidades de discutir o Campeonato. Mas, aconteça o que acontecer, estas jogadoras jogam com uma alma incrível, dão tudo pelo Benfica, amam verdadeiramente o Benfica. Estamos muito confiantes em relação ao rumo que traçámos para o futebol feminino e em relação à aposta nesta equipa técnica. É verdade que se essa aposta tivesse surgido mais cedo a equipa estaria hoje mais capacitada fisicamente. A equipa técnica tem de andar a gerir as cargas das jogadoras. Tudo isto está a ser feito porque houve um trabalho que ficou por fazer no início da época, que era o de capacitar fisicamente a equipa para aguentar toda a temporada. Além disso, a crise pandémica criou grandes perturbações, porque não temos a equipa B a competir, temos jogadoras em mobilidade entre equipa B e principal. Com as lesões ficámos com um plantel muito reduzido. Andamos a jogar no fio da navalha, mas tem de ser assim. Elas têm muita capacidade de superação e querem muito ganhar. Espero que tudo isto tenha um final feliz, mas, se não tiver, cá continuaremos na luta, no trabalho de excelência e no planeamento."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benfica reforça segundo lugar com vitória frente ao Moreirense

João Neves está em segundo na primeira avaliação do Golden Boy

A toda a velocidade rumo às meias-finais

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect