Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

RUI VITÓRIA: UMA AULA DE FUTEBOL REAL

Rui Vitória, treinador do Sport Lisboa e Benfica, esteve na tarde de segunda-feira na Faculdade de Motricidade Humana onde, perante uma sala lotada, deu uma palestra subordinada ao tema “O planeamento de jogo”.

Rui Vitória começou por recordar os seus tempos de estudante na instituição e vincou desde logo ao que ia: “Vamos discutir futebol, vamos aproveitar o momento para uma troca de experiências e vou trazer uma vivência muito prática.”
Rui Vitoria
O técnico explicou que existiram várias hipóteses de temas para aquela palestra, contudo, depois de uma análise, a escolha recaiu sobre “o planeamento de um jogo”. “As rotinas, todos os passos, como tudo se processa e vou também explicar-vos tudo o que se passa aos jogadores e como isso é feito”, indicou.
O jogo escolhido para debate foi o PAOK-Benfica, disputado a 29 de agosto, referente à 2.ª mão do play-off da Liga dos Campeões que, após o empate a uma bola na Luz (1.ª mão), era “um jogo de extrema importância para o Clube”.
Início de temporada exigente, vários jogos, várias frentes… e é precisamente por aí que tudo começa!
Foi uma semana com jogos determinantes, sábado de dérbi, viagem a Salonica na quarta-feira, e este desafio começou a ser preparado no domingo anterior, altura em que Rui Vitória recebeu o relatório.
Primeiro vamos situar o jogo no planeamento mensal. Grau de exigência elevado, numa altura em que estava em causa a presença na Liga dos Campeões e vínhamos de um jogo com o Sporting, sempre importante”, explicou o primeiro passo do processo, que se inicia muito antes para a equipa que analisa e observa os jogos e que tem como função preparar o relatório.
Rui Vitoria
“Agarramo-nos então ao relatório de observação aos adversários, jogadores, resultados. Tipos de finalização, de organização, com que pé marcam, as zonas de finalização. Há toda uma caracterização coletiva e também individual do plantel, onde jogou, as idades e também se realiza uma análise aos sistemas dos últimos três jogos, as modificações que fazem, a equipa provável. Quais os pontos fortes ofensivos, defensivos, a estratégia que o adversário adota. Recebo tudo isto num relatório feito pela minha equipa de trabalho”, disse Rui Vitória.
“Depois, olho para o relatório e lanço um desafio: agora, metam a minha equipa em cima da equipa adversária. São-me dadas várias sugestões que eu depois agarro ou não”, revelou.
Segue-se então o segundo passo, ou seja, mostrar e passar toda esta análise aos jogadores. “Esta reunião pode ou não ser dividida em duas partes – esquemas táticos e outros sistemas de jogo – dependendo do microciclo vivido”, disse o treinador.
“Esta é uma parte mais dinâmica… olhamos para o jogo da 1.ª mão, ou jogos gravados, e vamos analisando tudo. Caracteriza-se os jogadores adversários, o método de jogo e tudo o que analisamos como determinante e aí os jogadores ficam com uma ideia do que vão encontrar”, explicou.
Como é que o adversário faz e como é que nós vamos contornar essas situações… Por exemplo, neste jogo era necessário ter uma leitura rápida, um aproveitamento das faixas laterais, o controlo das segundas bolas, construção rápida, pressão alta. Identificámos Prijovic e Pelkas como os jogadores a ter em mais atenção… e era determinante perceber a transição ofensiva do adversário e saber como pará-la”, analisou.
Rui Vitoria
Depois, como é que vamos atacar? São dadas várias soluções e, neste caso em concreto, era importante sermos corajosos e atrevidos, entrar pelos corredores, explorar a profundidade, a bola nas costas dos centrais – um dos golos da 2.ª mão surgiu deste trabalho –, ter atenção aos desequilíbrios. Como é que o adversário se posiciona? Como bate as bolas paradas?”, acrescentou Rui Vitória.
Segue-se o terceiro passo: a última intervenção antes de a equipa entrar em campo e onde é feita toda uma análise estratégica com pontos-chave. É realizada a esquematização dos sistemas táticos, as jogadas típicas, os movimentos, as bolas paradas, ou seja, é dada a receita para o jogo.
São previstos cenários, são apresentados os planos alternativos e é também aqui que se decidecomo e quem bate as bolas paradas, de que forma e até quais os sinais a utilizar. Basta um sinal de Rui Vitória para que toda a equipa perceba se é para jogar com dois avançados, se é para jogar com três defesas, se é para ter as linhas juntas e compactas… “Se dou indicações, um sinal, os jogadores sabem logo o que fazer”, realçou o treinador.
Rui Vitoria
E relativamente a cenários, Rui Vitória revelou algo também muito interessante no que toca a este desafio.
“Analisámos os jogadores e percebemos que o guarda-redes cometia muitos erros, largava muitas bolas para a frente. E o que é que aconteceu? Erro do guarda-redes, penálti e golo do Benfica. Pedi que os jogadores carregassem pelo corredor esquerdo, e deu golo também, numa jogada que fazemos com alguma frequência. Quando isto acontece, os jogadores também começam a acreditar que vai acontecer novamente”, desvendou.
Terminada a palestra, seguiu-se uma sessão aberta a perguntas e respostas. No período em que a Comunicação Social esteve presente, destaque para duas questões muito pertinentes.
Olhando para o cenário em que este jogo decorreu, como é que se gere toda a intensidade?
“Acima de tudo, a preocupação é recuperar muito bem. Descansar e um descanso quase total. Analisamos o antes, o durante, o depois… Sabemos como o jogador dorme, como descansa, como recupera… Temos tudo monitorizado. Os dois dias seguintes a um jogo são para trabalho de recuperação, no terceiro dia pouca carga, trabalho curto, questões mais táticas e estratégicas; na véspera do jogo já são coisas mais operacionais. É feito todo um trabalho diversificado”, explicou.
“Há níveis de exigência mental muito elevados e sempre a responder bem, com jogos muitos complicados… Fundamental? Recuperar, baixar os níveis para depois subirem outra vez!  A este nível acabamos por ter muito pouco tempo para treinar e o jogador tem de ter esta capacidade de responder rápido. A carola tem de estar aberta e, mais do que treinar, recuperar!”, acrescentou.
Rui Vitoria
A fechar, uma questão relativa à tal análise de cenários prováveis, à crença dos jogadores na mesma e, quando tal não acontece, como gerir esta situação…
“Tenho uma equipa de trabalho vasta e de muita qualidade. Há muitas horas e dias de trabalho. Quando mostramos uma imagem é porque ela tem grande probabilidade de acontecer. Há que retirar a complexidade. Temos de ir ajustando e há que olhar para o futuro. É também muito importante controlar e selecionar muito bem a avidez de treinar. Selecionar, aplicar e corrigir! E fazê-lo bem! São estas as três palavras que guiam todo o processo e isto vem com o tempo”, concluiu Rui Vitória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benfica reforça segundo lugar com vitória frente ao Moreirense

Parabéns pela conquista da primeira Taça FAP!

Triunfo categórico construído na segunda metade

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect