Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

ANDRÉ ALMEIDA: “NO BENFICA NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE MIÚDOS E GRAÚDOS”

Aos 27 anos, André Almeida é um dos mais experientes do plantel liderado por Rui Vitória e um dos percursores da Mística do Benfica. Numa entrevista ao semanário “Expresso” conta como preferiu o futebol ao atletismo, fala da relação de proximidade e união que existe na família biológica e no seio da Família Benfiquista, recorda os colegas mais criativos com a bola nos pés entre outros temas.


A entrar na 8.ª época de águia ao peito, o defesa-direito estreou-se nesta edição da Liga NOS com uma assistência para o hat-trick de Pizzi no triunfo desta sexta-feira diante do V. Guimarães, por 3-2.
SURGIMENTO DO FUTEBOL
“Foi mais uma brincadeira do meu pai e do meu avô. Eu estava muito ligado ao atletismo, era o desporto que praticava na zona em que vivia. O meu pai era muito ligado ao futebol, era treinador. Achou por bem levar-me, comecei a gostar e como os meus amigos também participavam… era no Loures, comecei a gostar e fui ficando.”
OS “ESPINHOS” DO FUTEBOL QUE A AVÓ VÊ
“Quando se quer atingir bons patamares, temos de abdicar de algumas coisas. Temos de nos deitar cedo, levantar cedo, ter uma boa alimentação… Para chegar a um nível top, temos de ter tudo top: alimentação, horários, regras… Temos de abdicar de certas coisas. Acho que é nisso que ela fala.”
André Almeida
O “AGRADECIMENTO” NA IDA A FÁTIMA
“Foi uma coisa que fui pensando no final do Campeonato. Tem-me ajudado muito na minha carreira, não tenho tido lesões muito graves. Tenho a oportunidade de estar há oito épocas neste Clube, que é o melhor português. Estou feliz, estou na minha cidade. Está tudo bem com a minha família, as minhas sobrinhas. Sinto-me grato pela vida que me tem dado e achei que devia agradecer dessa forma, com um esforço meu.”
“Estive bem. Fui com um amigo que faz triatlo e com outro senhor que me ajudou porque já conhece o caminho. Correu bastante bem. Pensava que ia ser mais duro.”
CRESCIMENTO NAS DERROTAS
A derrota ajuda-nos a crescer se soubermos reagir. É uma das formas de crescer. Nas finais da Liga Europa, por exemplo, só as perde quem as joga. Agora, descer de Divisão é um momento complicado tanto para o clube como individualmente. Estava a crescer, era um ano de adaptação ao futebol sénior. Ajuda-nos a crescer e a ver as coisas de outra maneira. Se não trabalharmos e nos continuarmos a aplicar, não vamos chegar onde pretendemos. Vamos sempre passar por momentos de dificuldade. Mesmo quando ganhamos, passamos dificuldades. Todos os dias é um desafio novo. No futebol é assim! Temos de estar sempre bem, porque ao teu lado está um jogador a trabalhar e se não te aplicares, entra outro. Já me aconteceu várias vezes, um colega meu lesionar-se e eu tinha de estar pronto para poder corresponder da melhor forma.”
André Almeida
OS JOVENS NA “FAMÍLIA” BENFICA
“Acho que, pelo menos aqui, já mudou muito essa mentalidade. Quando cheguei ao futebol era mais dessa maneira. Era mais difícil um jovem chegar ao plantel principal e impor-se. Somos vistos todos de igual, o ambiente é muito bom. No Benfica não fazemos a distinção se são miúdos ou se são graúdos. A palavra ‘Família’ adequa-se bem.
A ESTREIA COMO PROFISSIONAL
“O Jaime Pacheco era engraçado. Lembro-me de ele falar comigo durante a semana. Comigo e com o Pelé. Disse-nos que estávamos bem, que éramos atrevidos. Na altura estávamos a perder com o Marítimo e ele disse: ‘Desfruta deste momento. Vais ter muitos ao longo da tua carreira’. E assim foi.”
LATERAL OU MÉDIO
Gosto de participar no jogo. Agora vejo-me como lateral. Já há muito tempo que não jogo a médio, mas se tiver de desempenhar essa função… Antes era médio e adaptei-me a lateral. Acho que tenho essa forma híbrida de jogar e adapto-me bem ao jogo.”
LATERAIS “VALORIZADOS”
“Agora, com as saídas para o ataque a três, privilegia-se a integração dos laterais no futebol ofensivo. Defensivamente também, porque apanhamos sempre os melhores jogadores da equipa adversária. É uma posição delicada e somos mais valorizados por isso.”
André Almeida
UM LATERAL E OS SEUS PRINCÍPIOS
“Sempre fui muito ligado ao processo tático e acho que um lateral, acima de tudo, tem de defender bem. Só depois é que deve pensar em atacar bem. Primeiro sou defesa, depois é que sou lateral. Se não, seria extremo. Conhecer bem o processo defensivo é meio caminho para estar bem posicionado para atacar. Depois, podemos ou não ter essa capacidade.”
A COMPETITIVIDADE
“A parte boa de estar num clube de topo é que há sempre competitividade e isso ajuda-nos a crescer. Quanto maior for a competitividade, mais vou crescer e mais vai crescer o Clube.”
A SELEÇÃO E O MUNDIAL 2014
“Tenho, pelo menos, uma camisola de todos os jogos. Na Seleção temos direito a duas e eu tenho uma de cada jogo feito ao serviço da Seleção Nacional.”
“Na altura do Mundial, quando saiu a convocatória, foi a loucura lá em casa. A minha mãe, o meu pai… tudo a chorar. Foi um momento especial.”
“Custou-me muito. Não queria nada sair. Tenho a ideia que me aleijei a fazer um carrinho e não queria sair, queria ajudar a equipa a continuar em prova. Ao intervalo, quando os médicos me disseram que era melhor sair para não agravar a lesão custou-me muito e fiquei no balneário, muito triste. Queria continuar a jogar, era um momento especial, estava no Mundial a representar o meu País. Sou muito assim também na minha vida. Não gosto de desistir.”
André Almeida
CHOURIÇO OU CHOCOLATE
“Nem chouriço, nem chocolate. Sinceramente, eu tentei mesmo rematar à baliza. Agora, se me perguntas se queria colocar a bola exatamente naquele sítio? Não! O meu objetivo era colocar a bola no primeiro poste. A bola saiu perfeita e entrou. Fico feliz pelo golo e por ter ajudado a equipa. Não mais do que isso.”
OS COLEGAS CRIATIVOS
“Tenho muitos. O Aimar e o Saviola brincavam com a bola. O Jonas pára o relógio e faz coisas que ninguém está à espera. O Pizzi também tira uns coelhos da cartola. Tenho muitos.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dérbi frenético conquistado na raça!

Golos de belo efeito em novo triunfo do líder

"É um orgulho! Vim para ajudar a equipa e fazer o melhor possível"

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect