Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Discurso de Luís Filipe Vieira “Saibamos aprender com os nossos adeptos”

O restaurante “Catedral da Cerveja” recebeu o jantar de homenagem a Armando Jorge Carneiro pelos cinco anos ao serviço do SL Benfica. Luís Filipe Vieira foi um dos oradores da noite, intervenção que pode ler na íntegra:

“Assumimos neste ano uma opção difícil, uma opção de mudança, uma aposta clara na Formação do Seixal. Fizemos esta mudança por convicção, sabendo o risco, mas sabendo também que o nosso futuro deve passar por aí, que não é um projeto de uma época, mas de muitos anos.

Não há sucesso sem coerência. Quando as dificuldades surgem não podemos vacilar, nem mudar de rumo. O rumo está traçado e é por aqui que vamos.

Chegamos aqui de forma planeada. O projeto da Formação não começou este ano, começou há muitos anos, mas foi nesta época que a Formação conseguiu chegar ao topo da pirâmide.

Sempre acreditei que este tempo chegaria. Obra de muitas pessoas, de muitos técnicos, de muita gente anónima que trabalha diariamente no Seixal, mas obra também de uma pessoa que liderou o projeto do Seixal nos últimos cinco anos e que nesta semana nos deixa para abraçar um novo desafio.

Este jantar não é uma despedida, é um até já, é um sinal de gratidão por tudo o que o Armando Jorge Carneiro fez nos últimos cinco anos nesta casa.

Neste período, conquistámos 30 Campeonatos na Formação. Fomos o Clube que mais Campeonatos conquistou.

Vencemos 40 Torneios internacionais em 16 países diferentes. Fomos finalistas, logo no seu primeiro ano, da Liga dos Campeões para os jovens, e somos o Clube que até à data tem o melhor desempenho desportivo, desde que existe esta competição.

Lideramos consecutivamente, nos últimos cinco anos, as convocatórias nas Seleções Nacionais jovens.

Temos seis atletas da Formação na equipa A, e 15 na equipa B.

Nestes cinco anos, vendemos cinco jogadores da nossa Formação que representaram um encaixe para o Clube de largos milhões de euros.

Por tudo isto, só posso agradecer ao Armando tudo o que fez, tudo o que deixa, e dizer-lhe que a porta fica sempre aberta.

É evidente que quem fica a substituí-lo assume uma grande responsabilidade. Mas estou certo de que o Nuno Gomes tem capacidades para manter e até elevar a fasquia que o Seixal atingiu com o Armando.

O Nuno tem o ADN do Benfica, tem a experiência de quem jogou e os conhecimentos que soube e quis adquirir no fim da sua carreira, estudando e ganhando competências académicas que não tinha.

Tenho por isso a certeza de que o Caixa Futebol Campus continuará a ser uma referência mundial no capítulo da Formação.

Permitam-me agora que durante breves minutos traga duas notas à margem desta cerimónia:

A primeira nota tem que ver com credibilidade.

O Benfica conta hoje com vários patrocinadores globais, parcerias que nos acrescentam valor e nos responsabilizam enquanto Clube. E, se hoje podemos contar com esses patrocinadores, é porque trabalhámos durante anos para ser um Clube credível, respeitado e seguido a nível internacional.

Somos o único Clube português que conseguiu dar esse salto, que afirmando-se a nível internacional conseguiu captar parceiros globais.

A credibilidade do Clube e a sua defesa não se fazem aos gritos. Porque a razão não está naqueles que mais gritam, a razão não se ganha na praça pública.

Ou temos ou não temos razão. E, se precisamos de estar permanentemente aos gritos, é porque não existe razão naquilo que gritamos.

Num tempo em que, cada vez mais, os clubes nacionais vão ter de ir à procura de patrocinadores internacionais, em que é preciso credibilizar a Liga portuguesa, em que é preciso valorizá-la, não contem com o Benfica ou com o seu presidente para fazer exatamente o contrário.

Uma postura permanente de suspeição, de guerrilha, de conflito não prejudica o Benfica, prejudica todo o Futebol português.

A conjuntura hoje não é a mesma de há 10 anos. O nosso Futebol precisa, cada vez mais, de se credibilizar, de atrair investimento estrangeiro. Mas não se atrai esse investimento desvalorizando diariamente o “produto”.

Não esperem atrair patrocinadores para a Liga portuguesa ou para os nossos clubes acenando diariamente com insinuações e calúnias que lançam um manto de suspeição injustificado e altamente penalizador.

O presidente da Liga deve saber que o exercício do poder tem de ser efetivo, que tem de exercer com determinação o poder que lhe foi conferido.

E isso implica a necessidade de responsabilizar e punir aqueles que diariamente insistem em manipular factos, insinuar e desvalorizar a Liga portuguesa.

Se alguém tem razões de queixa do Benfica ou de outro clube qualquer que as apresente às instâncias competentes e espere!
Deixem de deslumbrar-se com os microfones, respeitem o Futebol português e quem nele investe!

As palavras têm consequências, e essas consequências vão chegar. Não vamos andar a gritar a nossa razão, vamos apenas reclama-la onde o devemos fazer!

O mais fácil, acreditem, seria responder ao mesmo nível, mas seria igualmente o pior que poderíamos fazer ao Benfica e ao Futebol português.

Os parceiros internacionais vieram trabalhar connosco porque reconhecem no Benfica um Clube sério e credível. Não podemos perder isso.

Este é um Clube que se preocupa em unir, em construir, em inovar, em apresentar soluções para o Futebol português.

É por isso que nos próximos meses vamos poder anunciar um novo parceiro global, mais uma multinacional de referência associada ao Benfica.

É isto que a nossa ponderação e a nossa maturidade nos têm permitido fazer.

Segunda nota que aqui queria deixar:

No domingo, perdemos um jogo que queríamos ganhar. Perdemos perante os nossos Sócios e adeptos. E foram estes que nos deram o primeiro sinal de como deveríamos reagir.

Saibamos aprender com os nossos Sócios e adeptos: É nos momentos difíceis que aparecem os verdadeiros Benfiquistas, aqueles que lutam, que sofrem, mas que apoiam o Benfica de forma desinteressada, apenas pela sua paixão.

Nos maus momentos, devemos apoiar, devemos incentivar, devemos dizer presente. Os nossos adeptos deram uma lição incrível do que é apoiar uma equipa, do que é apoiar o Clube.

Devemos criticar nos momentos bons, e apoiar nos momentos mais difíceis.

Fazer o contrário é ir contra a história e os valores do Benfica. Fazer o contrário é prejudicar o Benfica!

O Benfica é de todos nós. Todos ganhamos quando a equipa ganha, todos perdemos quando a equipa perde!

Armando, obrigado mais uma vez por estes cinco anos, e felicidades no teu novo projeto.”

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reconquista!

Eficácia encarnada decide no Zêzere

É nossa!!!

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect