Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Melhor jogador português de todos os tempos Há 73 anos nasceu Eusébio da Silva Ferreira

Em Lourenço Marques, há 73 anos, nasceu um prodígio do Futebol mundial. Eusébio da Silva Ferreira não é apenas um dos melhores futebolistas do Mundo, dos 150 anos de existência do Futebol. Eusébio foi um dos poucos jogadores que inovou, e acrescentou, ao Futebol muito mais do que “apenas” marcar golos. Eusébio, pelas suas características, tanto marcava golos como fazia assistências para que outros marcassem. Foi o primeiro grande goleador a contribuir para que outros avançados marcassem tanto como ele. Se ele marcou mais foi porque jogava mais tempo, podendo emparelhar com outros avançados porque a equipa nunca ficava a perder.

Fazia um onze jogar com doze
Eusébio nem começou a avançado-centro e foi perto do ocaso da sua longa carreira que passou a jogar a ponta-de-lança. Notável, até porque ilustra a singularidade (e pioneirismo) da sua marca no Futebol mundial. Eusébio marcava golos de “toda a maneira e feitios”, por isso os treinadores podiam colocá-lo em áreas mais afastadas da baliza para ele assistir José Águas, José Torres, Artur Jorge, Vítor Batista, Jordão ou qualquer outro avançado-centro, pois a sua capacidade física, improviso e técnica permitiam-lhe marcar golos de longe ou driblar e fintar sucessivamente até junto da baliza para facturar golos. Golos de bola corrida ou parada, dentro ou fora da grande-área fizeram de Eusébio um notável goleador. Mas ele foi muito mais do que isso. Foi o primeiro grande goleador mundial a permitir que os avançados da sua equipa marcassem mais do que ele. Foi assim com José Águas e José Torres, por exemplo, muitas vezes melhores marcadores de várias competições – Taça dos Clubes Campeões Europeus, Campeonato Nacional e Taça de Portugal – porque jogavam na equipa com… Eusébio. 

Se hoje estivesse vivo, o Pantera Negra faria 73 anos.

Reis no Futebol já houve e há muitos. Imperador só há um!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benfica reforça segundo lugar com vitória frente ao Moreirense

A toda a velocidade rumo às meias-finais

João Neves está em segundo na primeira avaliação do Golden Boy

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect