Member

E PLURIBUS UNUM


  Benfica Glorioso  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV  
  BTV 
  BTV  
  BTV  

Camisola Principal Benfica 23/24

tag foto 1 tag foto 2 tag foto 3 tag foto 4 tag foto 5 tag foto 6 tag foto 7 tag foto 8 tag foto 9 tag foto 10
E Pluribus Unum

EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, 15 DE MARÇO 2024

Não perca nenhuma Notícia Gloriosa. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.

Museu Benfica – Cosme Damião faz um ano este sábado

Quando Cosme Damião e os seus pares pensaram o Benfica, a 28 de Fevereiro de 1904, na Farmácia Franco, em Belém, queriam-no forte, robusto e dominador. Porém, talvez nem nos mais optimistas pensamentos acreditavam que o Sport Lisboa e Benfica se pudesse tornar no Clube que é hoje.

110 anos depois, o Benfica é tudo aquilo que imaginaram e muito mais. Um Clube transversal, Mundial – há muito que atravessou as fronteiras nacionais –, uma Instituição respeitada aquém e além-fronteiras, uma empresa criadora de emprego e riqueza para o PIB português. Mas mais do que isto, o Benfica é uma inspiração para quem o ama incondicionalmente, contra tudo e contra todos, contra todas as adversidades, pois é depois destas que vêm as vitórias mais saborosas e inesquecíveis.

São essas vitórias e conquistas que hoje pernoitam no Museu Benfica – Cosme Damião. Um espaço único, um ícone cultural e desportivo em Lisboa e em Portugal. Em simbiose, o espólio de conquistas do Futebol e das restantes modalidades fundem-se. O sonho foi transportado para a realidade que pretende perdurar na história através dos tempos e o Clube, sempre atento à história de conquistas que o faz ser o que é hoje, não deixa o passado alheado do futuro e do presente.

Às taças e demais objectos de atletas, juntam-se nomes. Nomes que não mais serão esquecidos, que são imortais aos olhos dos benfiquistas. No expoente máximo estão Eusébio da Silva Ferreira e Mário Coluna, nomes incontornáveis e a quem muito o Benfica deve. A eles devem-se muitas das taças que hoje podem ser vistas e revistas no Museu Benfica – Cosme Damião. Mas há outros! Há Cosme Damião, há Francisco Ferreira, há Manuel Bento, há José Maria Nicolau, há Fehér… Há muitos mais cuja história e estórias que a alimentam encarregarão de não nos fazer esquecer.

Quando tomou posse, Luís Filipe Vieira imaginou o majestoso espaço. O local de benfiquismo e de Mística para todos os benfiquistas. O dia 26 de Julho de 2013 permitiu entrar no Mundo da realidade e fez soltar as emoções à mais resiliente das pessoas. Toda a pompa e circunstância presentes e quando o relógio marcava 16 horas os ilustres convidados puderam comprovar quão majestoso era o espaço outrora fora imaginado e “beber” um pouco da história do Maior Clube do Mundo.

O dia 26 de Julho de 2013 é um dia incontornável da história do Sport Lisboa e Benfica. A vida do Clube não mais será a mesma.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eficácia encarnada decide no Zêzere

Reconquista!

É nossa!!!

  • Postagens
  • Comentários
  • 3812473

    Visualizações
+ Seguir Blog



com o Google Friend Connect